Liberado novo empréstimo pelo PRONAMPE em 2021: Veja o que precisa e como solicitar

Atualizado Hoje!

Confira como vai funcionar o novo Pronampe e quem poderá fazer a inscrição e conseguir um empréstimo do Governo Federal! 

Começou uma nova fase do Pronampe 2021! O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte está oficializado e agora vai acontecer de forma permanente – não apenas na pandemia. 

Nesta semana, a Receita Federal vai enviar o informe de rendimentos para 4,5 milhões de pequenas empresas que poderão participar do programa. Entenda mais detalhes e saiba como fazer a solicitação.

empréstimo pelo PRONAMPE em 2021: Veja o que precisa e como solicitar
Imagem: Divulgação.

Pronampe 2021 

Os empréstimos pelo Pronampe 2021 já poderão ser solicitados a partir do dia 05 de julho. A Receita Federal começou, na última segunda-feira, a entrar em contato com empresas que vão receber o valor da receita bruta registrada em 2019 e 2020. 

Isso está sendo feito já que esse valor deverá ser apresentado no momento de fazer a solicitação do financiamento do Pronampe

Lembrando que a contratação do programa foi regulamentada oficialmente no início de julho em portaria publicada no Diário Oficial da União. Muitas empresas comemoraram a continuação dos empréstimos de forma permanente – não apenas em caráter emergencial pela pandemia. 

O que precisa para solicitar Pronampe 2021

A dúvida de muitas pessoas agora é a seguinte: o que precisa para pedir empréstimo do Pronampe em 2021? O primeiro documento obrigatório é o extrato com a receita bruta. 

Essa é uma exigência justamente pela forma como funciona o Pronampe. Os empréstimos podem ser de até 30% da receita bruta anual das pequenas e microempresas.

Empresas que começaram há menos de um ano vão ter um limite de crédito de 50% do capital social ou podem optar por 30% de 12 vezes a média de sua receita bruta mensal. Sempre vai valer o que ficar mais interessante para o contratante. 

Empresas que optam pela Simples Nacional vão poder retirar o extrato fazendo a própria consulta no site oficial. 

Consulta Optante Simples Nacional: Veja como consultar, emitir certidão e imprimir o boleto

Como solicitar Pronampe 2021

Por fim, e não menos importante, todos devem ficar atentos para saber como solicitar o Pronampe 2021 depois de receber a receita bruta mensal. 

O que você precisa fazer, inicialmente, é juntar toda a documentação necessária para o Pronampe. Para facilitar, entre em contato com um contador que poderá lhe ajudar. 

A lista de documentos para empréstimo do Pronampe fica assim conta com informações como:

  • Contrato social e Alterações Contratuais;
  • Carta do DTE com o faturamento da empresa (providenciado pelo contador);
  • Recibo e declaração DEFINS 2019/2020 (providenciado pelo contador);
  • Extrato do último mês do SIMPLES Nacional (providenciado pelo contador);
  • Documento de Identificação do Sócio;
  • Imposto de Renda Pessoa Física do Sócio;
  • Comprovante de endereço atualizado.

A solicitação é feita diretamente no seu banco de preferência. Todos os grandes bancos do país estão na lista de bancos que oferecem o Pronampe, por isso entre em contato com seu gerente diretamente para solicitar. 

Para conferir a lista completa de documentos do Pronampe e saber como solicitar, acesse:

https://pronatec.pro.br/pronampe-2021-como-solicitar/

 

Leia Também