- Publicidade -

Empréstimo pelo Open Banking: Como funciona, como contratar, melhor taxa de juros e condições de pagamento

Saiba como vão funcionar essas mudanças do Open Banking: confira quando os empréstimos começam nesta nova fase! 

- Publicidade -

Muitas novidades estão sendo implementadas pelo Banco Central (BC) e instituições financeiras no Brasil nos últimos meses. Entre os destaques que estão dando o que falar está o empréstimo pelo open banking

Essa nova possibilidade vai facilitar a procura por créditos e, de acordo com especialistas, pode melhorar as condições para instituições e clientes. Entenda e saiba exatamente como vai funcionar. 

Empréstimo pelo Open Banking Como funciona, como contratar, melhor taxa de juros e condições de pagamento
Empréstimo pelo Open Banking: Como funciona, como contratar, melhor taxa de juros e condições de pagamento. / Imagem: Tribuna de Ituverava.

Open banking o que é

- Publicidade -

Vamos começar pelo básico: o que é o open banking? Esse é um novo sistema em que os brasileiros podem compartilhar seus dados rapidamente com instituições financeiras. 

A ideia é que os bancos e instituições tenham os seus dados e possam oferecer e criar produtos e serviços de forma mais rápida e facilitada. 

Como assim? Da forma como funciona o open banking, todas as instituições financeiras cadastradas no Banco Central poderão ter os dados de qualquer cliente (com a permissão dele). 

Ou seja, um banco pode oferecer para você as melhores taxas e ofertas com base nos seus dados de forma mais rápida. 

- Publicidade -

Empréstimo Open Banking – Como vai funcionar

Agora a dúvida é: como vai funcionar o empréstimo do open banking? Antes de entrar em detalhes sobre o serviço é importante lembrar que tudo isso só vai acontecer quando o cliente aderir ao compartilhamento de informações. 

Isto é, seus dados não estão soltos e não podem ser usados como open banking quando e como as instituições financeiras quiserem. 

É importante lembrar que o empréstimo com open banking vai começar em março de 2022, de acordo com o Banco Central. 

- Publicidade -

Taxa de juros – Empréstimo Open Banking

Mas isso realmente afeta positivamente o cliente? De acordo com especialistas, as próprias taxas de juros de empréstimos com o open banking deverão cair. 

E por que isso vai acontecer? O principal efeito prático de você poder compartilhar seus dados com qualquer banco é que a concorrência vai aumentar pela facilidade de oferecer novos serviços. 

Com isso, a redução do custo do crédito deve acontecer principalmente para quem possui um bom score (de “bom pagador”). Por isso é possível encontrar, em breve, melhores taxas de juros em créditos pelo open banking

- Publicidade -

Como contratar – Empréstimo Open Banking

A ideia é que o cliente possa compartilhar suas informações com diferentes instituições financeiras para ter as melhores condições. 

Mas e como contratar os empréstimos pelo open banking? Por exemplo: imagine que você precisa de crédito, mas não tem certeza se o seu banco oferece as melhores opções. Você pode simplesmente entrar em contato com outro banco e compartilhar seus dados para que eles possam oferecer o seu serviço. 

Assim o seu banco é obrigado a fornecer suas informações para a outra instituição financeira e você poderá optar sempre pela opção mais interessante para o seu bolso.

Condições de Pagamento Empréstimos 

Ainda não é possível afirmar que as condições de pagamentos dos empréstimos pelo open banking serão também alteradas, mas é muito possível que sim. 

Como dito anteriormente, a ideia é que a maior competitividade faça com que as instituições financeiras ofereçam os melhores preços para conseguir conquistar os clientes. Isso pode fazer diferença até mesmo nas condições de pagamento dos créditos obtidos em 2022. 

Veja Também: Como usar o Pix sem o App do Banco: Novidade já está valendo para todos os usuários

Como solicitar Open Banking

Finalmente, de acordo com o Banco Central, o processo de autorização do open banking será feito pela internet. 

Essa opção de solicitar open banking vai aparecer na tela do computador ou celular (app) da sua instituição financeira/banco. Caso tenha dúvidas, ligue ou entre em contato com seu banco.

Neste momento os mais procurados são:

  • Open Banking Caixa; 
  • Open Banking Santander;
  • Open Banking Bradesco; 
  • Nubank Open Banking. 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais