Empregador Web Seguro Desemprego: Como Acessar, Cadastro, Consulta e Certificado Digital

Atualizado Hoje!

Empregador Web: Veja como acessar o Seguro-Desemprego, fazer seu cadastro, consultar as informações e obter o certificado digital.

Muitos brasileiros nunca ouviram falar do portal Empregador Web, uma interessante criação do Ministério do Trabalho. O programa veio para solucionar os problemas no momento do recebimento do Seguro-Desemprego, um dos benefícios mais importantes para os trabalhadores brasileiros.

O sistema online chegou para facilitar a vida de inúmeros brasileiros, permitindo a consulta rápida e prática de dados que, anteriormente, demoravam horas ou até dias para serem obtidos. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a ferramenta; confira!

Empregador Web Seguro Desemprego
Imagem: Divulgação

Empregador Web – Como acessar e se cadastrar?

O acesso ao portal Empregador Web é fácil, rápido e completamente digital, representando uma verdadeira onda de modernidade para um processo que normalmente era marcado pela burocracia e pela demora. Veja abaixo o passo a passo que deve ser seguido pelos empregadores!

  • Acesse o portal disponível em https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf;
  • Adicione os dados do ex-funcionário;
  • Escolha um login e senha;
  • Clique em “Cadastrar gestor”;
  • Insira os dados pessoais e da empresa;
  • Preencha o requerimento que solicitar o seguro-desemprego.
  • Pronto! Agora o trabalhador já pode solicitar o benefício em postos de atendimento como o Sine, portando apenas o requerimento em mãos, junto com um documento original com foto e a carteira de trabalho.

Jovem Aprendiz Vale 2021: Abertas inscrições em 7 estados brasileiros – Veja como se inscrever…

Empregador Web – Consulta

Por enquanto, o sistema Empregador Web para seguro-desemprego ainda não permite consultas por meio de procuração. Até o momento, a consulta deve ser feita por meio do certificado digital da empresa.

Para realizar a consulta, é preciso manter o certificado digital sempre em atividade. Além de ser essencial para a emissão do seguro-desemprego pela internet, ele também agiliza diversas negociações de validade jurídica – já que a assinatura eletrônica pode ser feita em qualquer lugar, de maneira segura e prática.

Quando está ativo, o certificado digital protege as informações da empresa, dos funcionários e dos ex-colaboradores, impedindo assim tentativas de fraudes e vazamentos de dados dos usuários.

Certificado digital do Seguro-Desemprego

Para conseguir o acesso à área “Com Certificado Digital”, o usuário deve escolher o perfil de Gestor – no caso de ser o responsável legal da empresa – o que permite o acesso a todas as funcionalidades do sistema Empregador Web.

Quando o portal é acessado, também é realizada a sugestão do Certificado Digital, caso seja o primeiro acesso. Se o certificado já estiver configurado, a tela de login aparece normalmente, com campos para o preenchimento do login e senha.

No caso do cadastro por meio de procuração, o responsável pela empresa precisa solicitar a ativação do documento em algum posto presencial do Ministério do Trabalho, só podendo ter acesso a todas as funções do sistema após a conclusão da solicitação.

Quando os arquivos são oficialmente importados para o portal, o usuário recebe a mensagem “a importação do arquivo foi realizada com êxito, total de requerimentos importados”, além do número de requerimentos que foram aceitos.

O empregador pode acessar também a seção Arquivos Importados, verificando assim todos os arquivos que já enviou. Para fazer isso, basta clicar no menu “Requerimento”, depois em “consultar requerimento”, informando os dados necessários para a realização da consulta.

Finalmente, o portal Empregador Web também permite que os usuários imprimam os requerimentos selecionados – que podem ser utilizados para a solicitação do seguro desemprego em postos presenciais do SINE.

Ainda têm dúvidas sobre o portal Empregador Web? Basta acessar o site https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf ou entrar em contato com o Ministério do Trabalho por meio dos telefones 0800 610101 ou 0800 2850101. O atendimento está disponível de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Passo a passo para cadastrar novos acordos do BEm no Portal Empregador Web em 2021: Veja como fazer!

 

Leia Também