Emitir nota fiscal direto do celular? Veja COMO isso é possível!
Agora, os microempreendedores individuais (MEI) já podem emitir notas fiscais pelo celular. Veja como fazer isso!
Recentemente, a Secretaria Especial da Receita Federal, pertencente ao Ministério da Economia, lançou um meio para que os Microempreendedores Individuais (MEIs) possam lançar notas através do celular. Trata-se de um aplicativo que permite diversas ações com a nota fiscal para facilitar o acesso do grupo.
Quer saber mais sobre a novidade e como utilizar o app? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto!

Emissão de nota fiscal pelo celular
A princípio, o aplicativo liberado pelo Ministério da Economia é o Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), disponível tanto para Android: https://bityli.com/mVuobooUG quanto para iOS: https://bityli.com/WgmPbg.
No caso, o app permite tanto a emissão de notas fiscais eletrônicas como a checagem de de registros ainda não transmitidos e os documentos já lançados no sistema. Além disso, todas as vezes em que o cliente lançar uma nota, ele receberá uma mensagem eletrônica pelo celular.
Para gerar o documento, o aplicativo solicita alguns dados, como o CNPJ ou CPF do cliente, qual o tipo de serviço prestado e também o valor da operação. Além disso, a plataforma é completamente segura, podendo ser protegida por biometria ou senha.
Outro ponto interessante é que o usuário pode emitir notas mesmo sem conexão com internet. Para isso, o app enviará as informações ao município assim que a conexão com a rede for estabelecida. Ou seja, o empreendedor poderá emitir a nota em qualquer lugar e a qualquer momento, otimizando o tempo de atuação do seu negócio.
De acordo com Gustavo Jube, auditor fiscal da Receita Federal, atualmente cada cidade possui um tipo de emissor da nota, então o sistema não é padronizado. A partir do app, portanto, será possível estabelecer um padrão para as notas fiscais, o que pode ajudar na otimização de tempo e em outros impactos na condução de seus negócios.
Veja também: É possível ser MEI e trabalhar de carteira assinada? Tire suas dúvidas!
App já está disponível para todos?
Apesar disso, vale lembrar que, nesse primeiro momento, somente os MEIs que morarem em cidades que aderiram o convênio com administrações tributárias da União poderão ter acesso ao serviço por enquanto. No ano que vem, a expectativa é que todos os microempreendedores tenham acesso ao aplicativo, independentemente da permissão ou do convênio de utilização, a partir do dia 1º de janeiro.
Neste momento, o cálculo indica que cerca de 119 cidades já aderiram ao aplicativo, sendo que 16 delas são capitais, números que representam 58% de arrecadação de ISS do Brasil. Inclusive, é possível consultar se o seu município realizou a inscrição através do site Gov.br. Confira: https://www.gov.br/nfse/pt-br.
Ainda, MEIs prestadores de serviço devem, obrigatoriamente, emitir nota em operações entre empresas a partir de abril do ano que vem. No caso de operações para pessoas físicas (PF), a emissão da nota continua sendo facultativa.
Veja também: Lista completa: saiba quais benefícios do INSS os MEIs podem receber