Cidadãos podem tirar documentos DE GRAÇA, incluindo a CNH; veja como isso é possível

Vítimas de desastres naturais podem conseguir CNH gratuita no estado de SP. Confira o prazo para emissão dos documentos, o endereço e o horário de atendimento.

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda (20) que as pessoas que foram vítimas de desastres naturais terão direito a emitir documentos perdidos gratuitamente.

Assim, está presente na lista a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), inclusive para motoristas profissionais, como motoristas de ônibus, caminhoneiros, motoristas de transporte escolar, entre outros.

Também haverá emissão grátis para RG e Carteira de Trabalho, permitindo que os habitantes dos municípios do litoral possam recuperar a sua documentação de identificação com mais facilidade.

Cidadãos podem tirar documentos DE GRAÇA, incluindo a CNH; veja como isso é possível
Vítimas de desastres naturais terão acesso a documentos gratuitos. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Prazo para emitir os documentos

No que se refere ao prazo para emitir os documentos, é de um total de 60 dias, começando a contar a partir do dia 19 de fevereiro.

Isso ocorre porque o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatuba e Bertioga.

Estes municípios foram extremamente impactados pelas consequências das chuvas dos últimos dias, o que resultou em alagamentos e deslizamentos de terra, com pessoas que perderam tudo.

Datas e endereços para emissão de RG e CNH

As marcações de data e horário para atendimento presencial de RG e CNH nos postos do Poupatempo de Bertioga, Caraguatatuba (o mais próximo à Ilhabela e São Sebastião), Guarujá e Ubatuba serão realizadas através das prefeituras, que irão disponibilizar o transporte dos cidadãos.

Veja abaixo os endereços das unidades do Poupatempo e do Detran-SP, onde é possível solicitar o serviço de emissão de documentos:

  • Poupatempo de Bertioga: localizado na Avenida 19 de Maio, 694/696, Jardim Albatroz.
  • Poupatempo de Caraguatatuba: situado na Avenida Rio Branco, 955, Indaiá.
  • Poupatempo de Guarujá: localizado na Avenida Santos Dumont, 1586 – Pae Cara.
  • Poupatempo de Ubatuba: situado na Rua Thomaz Galhardo, 1.172, Centro.
  • Detran Ilhabela: localizado na Rua Benedito dos Anjos Sampaio, 418, Barra Velha.
  • Detran São Sebastião: situado na Rua Vitorino Gonçalves dos Santos, 82, Centro.

Dessa maneira, é importante destacar que todas as unidades retornam às atividades normais após o Carnaval, às 12h desta quarta-feira (22). O horário de atendimento tanto dos Poupatempos quando dos Detrans é de segunda a sexta, das 9h às 17h. As unidade de Bertioga, Caranguatuba, Guarujá e Ubatuba também funcionam aos sábados, das 9h às 13h.

Veja também: Novo formato da CNH apresenta 6 mudanças: atualize já o seu documento

Chuvas infelizmente fizeram muitas vítimas

Lamentavelmente, as intensas chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo neste fim de semana deixaram pelo menos 40 óbitos, dezenas de pessoas desaparecidas e centenas de pessoas sem abrigo. Tais informações são das prefeituras locais e da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Assim, as chuvas provocaram inundações, deslizamentos de terra, soterramentos de residências, afetaram o fornecimento de água e levaram ao fechamento de estradas e rodovias, deixando os habitantes em situação de isolamento.

Dessa forma, muitas famílias perderam tudo, justificando o serviço gratuito para emitir documentos que foram perdidos. Portanto, as pessoas diretamente afetadas por estas catástrofes não precisarão se preocupar com taxas para emitir novos documentos.

Veja também: Estas cidades podem ter FORTES chuvas HOJE; fique atento