Veja como EMITIR a certidão negativa do FGTS: simples e rápido!
A certidão negativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possui uma série de finalidades e pode ser emitida por meio da internet de forma fácil e rápida. Veja como funciona o procedimento a seguir!
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se caracteriza como um fundo criado com o propósito de proteger o trabalhador que vier a ser demitido sem justa causa. Sendo assim, é necessário que os empregadores abram uma conta vinculada a Caixa Econômica Federal em nome dos funcionários e depositem 8% do seu salário bruto uma vez ao mês.
Os trabalhadores, por sua vez, podem ter acesso aos valores presentes na conta do Fundo em caso de demissão sem justa causa, por meio do saque-rescisão. Além disso, também são disponibilizadas algumas modalidades de saques adicionais que permitem acesso a parte do dinheiro presente no FGTS, como é o caso do saque extraordinário e saque-aniversário.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como emitir a certidão negativa do FGTS. Portanto, continue na matéria para conferir como realizar este procedimento!

Passo a passo para emitir a certidão negativa do FGTS
A certidão negativa do FGTS é um documento importante para o trabalhador e empregado que atua com a carteira assinada Ela pode ser emitida de forma totalmente gratuita através da internet e ainda pode ser usada em diversas situações, como para a contratação de empréstimos.
A certidão negativa do FGTS, também conhecida como Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), é emitida pela Caixa Econômica Federal. Vale ressaltar ainda que o documento é responsável por comprovar que o empregador está depositando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos seus funcionários.
O recolhimento em questão equivale a 8% do salário mensal dos colaboradores e a quantia deve ser depositada em conta vinculada ao FGTS do funcionário. Dessa forma, para emitir o documento, é necessário seguir os passos:
- Em primeiro lugar, acesse o site Consulta Regularidade do Empregador (fgts.gov.br/Pages/sou-empregador/certificado-de-regularidade-do-fgts-crf.aspx);
- Após este processo, insira dos dados solicitados, que são o CNPJ da empresa e a UF (estado);
- Por conseguinte, insira as imagens do desafio e confira se a empresa se encontra em situação regular;
- Clique na opção “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF”;
- Agora você poderá ter acesso ao documento;
- Por fim, basta clicar em “Visualizar” para ter acesso ao arquivo completo.
Caso a certidão não seja emitida, existe a possibilidade de que tenha alguma irregularidade no CNPJ da empresa. Além disso, em casos onde seja exigida a certificação de autenticidade, o histórico da Caixa mantém registros referentes aos últimos 24 meses.
Confira também: Modalidade do FGTS disponível até o final de NOVEMBRO para cidadãos brasileiros; veja QUEM pode sacar
Em quais casos a certidão negativa do FGTS não pode ser emitida?
Existem ainda alguns fatores que podem acabar impedindo a emissão do documento, são eles:
- Recolhimento parcial, diferenças no recolhimento ou apenas a ausência de recolhimento do FGTS;
- Caso a empresa possua dívidas administrativas;
- Ausência de pagamento do parcelamento de dívidas ou atraso nas parcelas;
- Notificação não cadastrada;
- Divergência de enquadramento de contribuição social.
Saiba mais: CVC vai permitir pagar viagens com antecipação do FGTS: saiba mais