Emissão de Certidão Negativa

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

Emissão de Certidão Negativa – Confira todas as informações sobre o que é esse Documento e saiba como fazer a emissão da sua Certidão Negativa!

Emissão de Certidão Negativa – Saiba como consultar e fazer a emissão de sua Certidão Negativa! Confira todos os detalhes sobre o que é esse documento!

Brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país que trabalham de forma regularizada são obrigados a lidar com algumas burocracias em algumas situações específicas. Muitos já ouviram falar, mas não sabem o que é, por exemplo, Emissão de Certidão Negativa.

Esse é um serviço que pode ser feito, em alguns casos, pela internet e que poderá facilitar a sua vida dentro de seu cotidiano que muitas vezes já é agitado e não possui espaço para esse tipo de função burocrática.

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre o que é esse documento. Saiba como funciona o processo de consulta e emissão dessa certidão e faça isso de maneira rápida, evitando transtornos.

Emissão de Certidão Negativa
Foto: Divulgação

O que é Certidão Negativa

O que é Certidão Negativa
Foto: Divulgação

Mas afinal, o que é Certidão Negativa? Muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é esse documento mesmo quando solicitado em alguns casos. Esse é um detalhe bem simples e de fácil entendimento.

Essa certidão é emitida pela Receita Federal para comprovar que a pessoa em questão (ou objetivo – como carro, terreno, imóveis, etc.) não possui nenhum débito junto aos órgãos públicos. Isto é, esse documento comprova que não existem ações civis, criminais ou federais com relação a essa pessoa.

Também Fique sabendo como evitar filas no INSS!

Como Consultar Certidão Negativa

Como Consultar Certidão Negativa
Foto: DIvulgação

Mas afinal, como consultar Certidão Negativa? Essa ação poderá ser feita pelo site do Dataprev. Para quem ainda não conhece, essa é uma empresa pública que fornece soluções de tecnologia da informação e comunicação para a execução de políticas sociais do estado brasileiro e um dos seus principais clientes é justamente o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A certidão negativa pode ser vista no site da Dataprev desde que os interessados tenham o número do CPF ou CNPJ em mãos. Isso não garante, porém, que as pessoas consigam emitir essa documentação.

Ou seja, para emitir Certidão Negativa é necessário que os interessados vão até uma agência do INSS e façam a solicitação. É possível, pelo site, apenas fazer a consulta da Certidão Negativa de Débito (CND). Porém, para fins documentais é necessário ter a certidão original homologada pelo INSS em uma das suas agências.

Para saber mais, acesse: http://www.previdencia.gov.br/

 

Leia Também