Eliminação no Enem – Saiba quais são as causas mais comuns!

Eliminação no Enem – Veja tudo sobre o exame e as principais causas de eliminação!

Milhares de pessoas estão falando sobre o mesmo assunto: o Exame Nacional do Ensino Médio! Confira detalhes sobre como é possível ser eliminado ou desclassificado da prova!

Antes de mais nada, a principal porta de entrada para universidades públicas de todo o Brasil continua sendo o Exame Nacional do Ensino Médio. É por isso que a eliminação no Enem é uma preocupação constante de candidatos que participaram ou vão participar da prova. 

Como o formato atual do exame é voltado para dois fins de semana respectivos é importante que os candidatos fiquem atentos duplamente. Resumidamente é importante não vacilar para não ser desclassificado da prova. 

Vamos trazer neste texto quais são as principais causas de eliminação de estudantes que prestam o exame. Confira e saiba o que você deve fazer para evitar ter maiores problemas no Enem! Fique atento!

Eliminação no Enem
Foto: Divulgação

Prova do Enem

Primeiramente é importante entender um pouco mais sobre a prova do Enem. Mesmo que milhares de pessoas façam o exame todos os anos, muitas pessoas ainda não sabem exatamente como e porquê fazer. 

Apenas na edição que está em andamento, o Enem 2019, são esperados 5,1 milhões de estudantes participando do exame. Hoje em dia a prova acontece em dois fins de semanas respectivamente: 03 e 10 de novembro. 

No primeiro dia de exames os estudantes fizeram um total de 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas. Ainda houve uma redação com o tema ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’. No segundo dia acontecerão mais 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. 

Em ambas as aplicações é necessário estar por dentro das regras do Enem. Os candidatos devem respeitar vários quesitos para não serem automaticamente eliminados das provas. Por fim, confira mais detalhes a seguir. 

Causas de Eliminação Enem

Antes de mais nada, quais são as causas de eliminação do Enem? Essa é uma dúvida frequente mesmo por parte de quem já participou do exame. Muitas vezes os estudantes não lêem o edital completo, por isso é interessante ficar atento. 

Confira a seguir motivos para ser eliminado do Exame Nacional do Ensino Médio:

  • Documento inválido: é necessário ter em mãos um documento oficial com foto válido no início da prova, não esqueça; 
  • Usar um dos objetivos proibidos: a lista de objetos proibidos Enem é grande. Entre os destaques estão: alarme, livro, apostilas, caneta com material não transparente, lapiseira, tablet, corretivo, MP3, celular, fone de ouvido, relógio, anotações várias, entre outros; 
  • Perturbar local de prova: evite fazer grandes barulhos e tente manter sua postura no exame, isso também pode causar eliminação; 
  • Sair da sala sem um fiscal: é importante lembrar que você deve pedir ajuda de um fiscal ao sair de sala e ele irá lhe acompanhar; 
  • Não permitir revista: é obrigação dos fiscais verificar alimentos e artigos religiosos, por exemplo. Se você não deixar que essa revista aconteça, poderá ser eliminado; 
  • Conversar durante a prova: outro item fundamental é que você evite conversar com quem está na sala durante o exame. Isso pode causar eliminação. 

 

Leia Também