Eleições 2020: Passo a passo de como justificar voto pelo aplicativo no celular e-Título

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Eleições 2020 – Descubra como justificar o seu voto de maneira simples e rápida sem a necessidade de sair de casa neste ano!

As Eleições 2020 estão chegando e muitas pessoas estão preocupadas com a exposição ao Covid-19. Muitos possuem familiares que estão no grupo de risco, por exemplo, e estão apreensivos em expôr-se. Por essa e outras razões é possível justificar o voto pelo aplicativo no e-Título

Esse app oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é um facilitador para que o eleitor use serviços ligados ao seu direito de voto. É possível conferir dados, verificar seu local de votação e até mesmo fazer essa justificativa em determinadas situações. 

Confira a seguir como fazer isso e entenda exatamente como funciona esse serviço para todos os eleitores que possuem um celular. 

Eleições 2020: Passo a passo de como justificar voto pelo aplicativo
Imagem: Divulgação

Título de Eleitor pela internet

Você conhece o e-Título? É por esse serviço que muitas pessoas podem ter acesso ao seu título de eleitor pela internet. São vários serviços disponíveis pela plataforma através do aplicativo oficial para celulares Android ou iOS. 

A boa notícia é que uma das utilidades neste primeiro turno será a justificativa de voto pelo e-Título. Será possível fazer isso em algumas situações específicas (entenda mais adiante) e também estão disponíveis serviços como:

  • Conferir local de votação pela internet; 
  • Consultar número do título de eleitor pelo e-Título; 
  • Servir como “documento” no lugar do título impresso (para quem já fez o cadastro biométrico); entre outras. 

Mas de todas essas funcionalidades, a justificativa continua sendo o destaque. Por isso vamos trazer todos os detalhes. 

Como justificar voto pela internet

Então: como justificar voto pela internet em 2020? Existem casos específicos em que isso pode ser feito assim, a distância. É importante lembrar que todos que estão fora de sua cidade eleitoral devem justificar o não comparecimento. 

Portanto, um passo a passo para fazer justificativa de ausência pelo e-Título fica assim:

  • 1ª opção: Depois de baixar o aplicativo, faça o acesso com seus dados e confirmando suas informações; depois disso, procure o botão ‘Mais opções’ e clique em ‘Local para justificar’ para achar o local de votação mais próxima para fazer a justificativa;
  • 2ª opção: Acesse o aplicativo e-Título durante o horário de votação (entre 7h e 17h) no primeiro turno clique em ‘Mais opções’ e depois em ‘Justificativa de ausência’ (em caso de doença ou impossibilidade de comparecimento). Nesse caso é necessário anexar a documentação que comprove ausência. 

Justificar Voto Online 2020

É importante lembrar que quem justificar voto online 2020 deve fazer isso com motivos verificáveis por documentação. A ausência no dia da votação ou a falta de justificativa podem acarretar em cancelamento do título de eleitor. 

Em última instância, o que acontece com quem não for votar em 2020 pode ser a perda de direitos civis básicos como emissão de passaporte, carteira de identidade e a impossibilidade de prestar concursos públicos. 

Empréstimos financeiros também são dificultados caso não haja a quitação eleitoral do votante. Por isso se você não conseguir votar, não esqueça de fazer a justificativa para evitar maiores problemas. 

Como SOLICITAR o Cartão Cidadão para RECEBER estes BENEFÍCIOS: Veja como CONSULTAR o Saldo disponível para SAQUE!

 

Leia Também