EJA

EJA – Educação de Jovens e Adultos está fazendo diferença na vida de muitos, confira!

Conheça o programa e saiba como é o seu funcionamento.

Sabemos que para conseguir um bom emprego e conquistar o crescimento profissional, os estudos são o maior alicerce para tal. Quanto mais estudamos e nos qualificamos, maiores são as nossas chances.

No entanto, esta condição nem sempre esteve acessível para todos. Há anos ou até mesmo décadas trás, muitas pessoas tiveram que abandonar seus estudos por diversos fatores. Mas, com os programas atuais que auxiliam o acesso à educação, esta situação pode ser revertida.

Os adultos que quando jovens tiveram que abandonar a escola, hoje podem retomar aos estudos por meio da modalidade de ensino EJA, a Educação de Jovens e Adultos.

O EJA possibilita que tanto jovens quanto adultos que interromperam seus estudos possam concluir a sua formação básica, e assim, futuramente frequentar cursos profissionalizantes e conquistar um novo posicionamento no mercado de trabalho.

O que é o EJA?

O EJA é uma modalidade de ensino voltada a jovens e adultos que não tiveram condições aos Ensinos Fundamental e Médio, ou que não conseguiram dar continuidade aos seus estudos.

EJAO EJA pode ser considerado novo para muitas pessoas, mas na verdade apenas o seu nome é.  Esta modalidade de ensino nada mais é do que o supletivo. Sua proposta é assegurar que os recém-alfabetizados não se tornem analfabetos com o tempo.

A Educação de Jovens e Adultos trabalha não só com a continuação do ensino básico dos seus alunos, mas também com a autoestima, valorização do aprendizado do aluno e suas conquistas pessoais.

Quais as propostas do EJA?

De um modo geral, podemos classificar os objetivos do Ensino de Jovens e Adultos em:

– Oferecer a conclusão do Ensino Médio aos jovens e alunos que no passado abandonaram a escola e desejam retomar seus estudos;

– Assegurar aos alunos, flexibilidade de tempo e economia de custo, uma vez que a educação é gratuita.

– Proporcionar aos estudantes a inclusão digital através do uso da tecnologia;

– Disponibilizar a democratização do ensino para todos os jovens e alunos.

Como o EJA funciona

A Educação de Jovens e Adultos visa além da formação integral, a inclusão digital e qualidade social. Geralmente, os períodos de aulas do EJA ocorrem no período noturno, uma vez que boa parte dos alunos são trabalhadores que não dispõem de tempo.

Eja a distância

O que é necessário para se inscrever no EJA

A documentação exigida para a matrícula varia da instituição de ensino. Mas, no geral, as escolas solicitam a apresentação da documentação essencial como os documentos pessoais de identidade e o histórico escolar, que comprove a última instituição de ensino em que o interessado estudo.

Sendo assim, recomenda-se que o interessado entre em contato com a unidade escolar que deseja frequentar, para saber quais os documentos necessários para a realização da matrícula.

As matrículas deverão ser feitas no início do ano, durante o período de inscrições. É importante ficar de olho no prazo de matrícula, pois após o início do ano letivo, não é possível se inscrever.

Certificação dos alunos do EJA

eja 2017Até pouco tempo atrás, o certificado dos estudantes matriculados pelo EJA era conhecido como “exame supletivo”. Isso pode gerar certa confusão, uma vez que em alguns municípios brasileiros, o termo ainda é válido.

A certificação do EJA avalia as aptidões dos alunos do EJA, do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. É importante informar que indivíduos que cursaram por conta própria ou através de outros programas relacionados à educação de jovens e adultos que não estejam ligados ao EJA, também podem fazer a sua inscrição nos exames para conquistar o certificado.

Conheça também o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos!

 

Leia Também