EJA 2020 – Por que fazer o Encceja e não a Educação de Jovens e Adultos?

EJA 2020 – Confira os detalhes sobre o EJA e o Encceja!

Milhares de brasileiros e brasileiras estão procurando as melhores maneiras de terminar os estudos! Confira a seguir quais são as melhores opções e como mudar seu currículo!

Muitas pessoas procuram o EJA 2020 para terminar os estudos. Isso acontece principalmente porque essa é a forma mais popular e conhecida de finalizar a educação de forma presencial ou a distância. 

Mas existe uma outra opção que pode ser mais interessante ainda: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a forma mais rápida e confiável de obter um certificado de Ensino Fundamental ou Médio. 

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem ainda possui questões sobre esses tipos de certificação. Confira a seguir mais informações e saiba como mudar sua vida profissional com apenas uma prova!

EJA 2020 - Por que fazer o Encceja e não a Educação de Jovens e Adultos
Foto: Divulgação

Encceja ou EJA

Afinal, qual é o melhor: Encceja ou EJA? Essa é uma pergunta muito comum principalmente por parte de quem nunca fez nenhuma prova e está pesquisando sobre a melhor maneira de terminar os estudos. 

Para quem ainda não conhece, o Encceja é uma prova que acontece anualmente e é voltada para certificação de Ensino Fundamental ou Ensino Médio para quem ainda não conseguiu terminar o ensino de forma regular. 

O Encceja é a forma mais rápida de concluir os estudos, mas muitas pessoas ainda têm receio de fazer o exame e acabam escolhendo outras opções. Existe, por exemplo, o CEEJA, o CEEBJA ou o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Essa última é a opção mais popular geralmente. 

Mas qual é a melhor opção? Confira alguns comparativos a seguir. 

Diferença do Encceja EJA

Mas afinal, qual a diferença do Encceja para o EJA? Os dois são supletivos? Sim, os dois possuem a função de certificar quem quer terminar os estudos, mas existem algumas diferenças entre os dois modelos. 

Através do EJA, por exemplo, você precisa estudar por uns meses de forma presencial ou pelo menos deve ir até uma escola para fazer as provas e trabalhos. No Encceja você pode terminar os estudos com uma prova em um único dia. 

Em geral, os supletivos comuns exigem essas cargas horárias que os estudantes precisam concluir e em alguns casos essas cargas são de mais de 1 ano de estudos. Já a prova do Encceja exige apenas que os interessados em terminar os estudos (na prova de Ensino Médio) tenham 18 anos. 

EJA ou Encceja qual é mais difícil

Mas e qual é o mais difícil: EJA ou Encceja? Essa também é uma dúvida frequente. Muitas pessoas pensam que o exame do Encceja é difícil porque é apenas uma prova, mas não é tão simples assim. 

Essa prova é voltada para verificar como estão os conhecimentos de pessoas que pararam de estudar, portanto, não é tão exigente assim. Em geral, alguns especialistas dizem que cerca de seis meses de estudos por conta própria são o suficiente para conseguir atingir as notas mínimas e obter o certificado do Encceja

 

Leia Também