EJA 2020 – O que é, Como Funciona, EaD e muito mais!

EJA 2020 – Veja como realizar o EJA e terminar os seus estudos o mais rápido possível!

Saiba todos os detalhes sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o método mais antigo de acabar os seus estudos e obter o seu certificado!

O EJA 2020 ainda é muito popular para quem está procurando uma forma de terminar os estudos. Muitas pessoas já ouviram falar sobre a Educação para Jovens e Adultos, mas não sabe exatamente como funciona esse programa. Por isso selecionamos as principais informações para quem quer fazer parte dessa ação e mudar definitivamente a sua vida profissional depois de conseguir um certificado de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Para saber todos os detalhes confira as informações a seguir e saiba tudo sobre o EJA 2020!

EJA 2020
Foto: Divulgação

EJA 2020 O que é

Afinal, o que é o EJA 2020? Essa é uma dúvida que surge por parte de quem está procurando a melhor maneira de terminar os estudos mas ainda não ouviu falar exatamente sobre esse tipo de supletivo. 

EJA é a sigla de Educação para Jovens e Adultos. Esse foi um programa criado há alguns anos pelo Governo Federal com a intenção de ajudar e influenciar positivamente na vida de pessoas que por algum motivo pararam a sua educação formal e largaram os estudos. 

Como isso é algo que acontece, em geral, com pessoas de baixa renda que precisam começar a trabalhar para ajudar em casa, o público-alvo sempre foi esse. Mas qual jovem ou adulto pode participar do EJA se estiver de acordo com os pré-requisitos de idade. 

Como Funciona EJA 

Mas e como funciona o EJA? Hoje em dia podemos dizer que esse programa está presente em quase todos os estados brasileiros com raras exceções. São centenas de municípios e regiões que contam com esse programa. 

Essa é uma forma que ainda é eficaz de ajudar pessoas que pararam de estudar a voltar aos livros para alfabetizar-se. É importante lembrar, porém, que apesar de ter sido criado pelo Governo Federal, hoje em dia quem cuida dessas ações são os governos locais. 

Ou seja, em cada região o EJA funciona de um jeito diferente, com seus calendários próprios. O ideal, portanto, é que você procure uma unidade da secretaria municipal da educação de sua cidade ou então da secretaria estadual de educação para ter mais informações sobre como funciona na sua região. 

Escolas públicas também contam com informações sobre o EJA já que, em geral, são elas que oferecem essas oportunidades. 

EJA EaD

O EJA EaD (Educação a Distância) talvez seja a modalidade mais procurada no país ainda hoje. Essa é uma grande evolução do programa já que garantiu acesso à educação para milhares de pessoas que trabalhavam e não podiam estar em aulas presenciais de forma integral. 

Os horários do EJA a distância em geral são de acordo com a disponibilidade da maioria, ou seja, no turno da noite. Nesse caso os editais também variam de acordo com a região que você está interessado em estudar.

Geralmente essas ofertas de Educação para Jovens e Adultos EaD acontece com materiais de estudo sendo disponibilizados para os estudantes que só precisam ir até uma unidade escolar para fazer os trabalhos ou provas. 

EJA Ensino Médio 2020

Outro grande atrativo é o EJA Ensino Médio 2020. Grande parte das pessoas que procuram esse programa, buscam finalizar de vez toda a sua educação formal, ou seja, querem terminar logo o nível médio. 

É possível encontrar o EJA Ensino Médio a distância em alguns estados através de secretarias da educação que oferecem essas chances. Geralmente as vagas são disponibilizadas nos inícios de semestre, mas em alguns lugares essas oportunidades estão disponíveis durante todo o ano.

Inscrições EJA 2020

Se você quer fazer as Inscrições EJA 2020 é necessário saber que existem alguns pré-requisitos que surgem, geralmente, em todas as regiões. Por isso fique atento para conseguir terminar os estudos:

  • Ter idade mínima de 15 anos (para terminar o Ensino Fundamental); 
  • Ter idade mínima de 18 anos (para terminar o Ensino Médio com EJA); 
  • Ter documentação oficial com foto; 
  • Ainda não ter terminado os estudos; entre outros. 

Para fazer a inscrição EJA EaD 2020 também é necessário estar de acordo com alguns pré-requisitos. Procure a escola pública ou secretaria estadual mais próxima de você. 

 

Leia Também