eduCapes

Equipe de RedaçãoEquipe de Redação
Atualizado Hoje!

Nova plataforma virtual oferece material educativo de acesso livre e gratuito – eduCapes

A novidade (eduCapes) é iniciativa do Capes e conta com recursos educacionais voltados para professores e alunos da educação básica, superior e pós-graduação, de forma livre e sem custos

É praticamente impossível escapar do poder da internet como meio de comunicação e propagação de informação e conhecimento nos dias atuais. Sabendo disso, o Capes, juntamente com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e parceiros, desenvolveu um novo portal educacional para auxiliar professores e estudantes a aprimorarem seus conhecimentos sem sair de casa.

https://pronatec.pro.br   

O lançamento oficial do portal com todas suas funcionalidades está previsto somente para setembro. No entanto, a versão beta, ou seja, a versão de teste, já pode ser acessada no endereço: http://www.educapes.capes.gov.br/.

Sobre o que você quer aprender no eduCapes?

Visitando o site, mesmo ainda em fase de testes, é possível entender como o eduCapes irá funcionar. Uma barra de pesquisa indaga a quem acessa: “Sobre o que você quer aprender?”. A plataforma disponibilizará laboratórios remotos e virtuais, jogos educacionais, ebooks, videoaulas, animações, dissertações e outros materiais de pesquisa e ensino sob domínio público do UAB.

Além dos materiais disponibilizados, o eduCapes permitirá o acesso as plataformas de universidades parceiras do UAB como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio Cederj), entre outros.

O portal contará ainda com informações de outras instituições, como a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Representação do Governo dos EUA no Brasil, Fundação Lemman, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Khan Academy e o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).

Também será possível que os próprios produtores de conteúdo científico enviem material diretamente para o site. Para tanto, o dono do material deverá cadastrá-lo na plataforma seguindo os passos descritos a seguir, lembrando que é imprescindível que os direitos dos materiais enviados sejam propriedade de quem os está enviando.

Como enviar material educacional próprio para o eduCapes

Realizar o cadastro no eduCapes clicando em “Cadastro” no menu “MINHA CONTA”

  • Após finalizar a cadastro, acessar o sistema utilizando seu endereço de e-mail e sua senha
  • Clicar no link “SUBMISSÕES”
  • Clicar no link “Iniciar nova submissão” para iniciar o cadastro do material;
  • Preencher os formulários apresentados pelo sistema com os dados referentes ao material;
  • Na etapa de “Upload”, selecionar o(s) arquivo(s) digital(is) desejado(s) referente(s) ao material que está sendo compartilhado;
  • Verificar se os dados e arquivos cadastrados estão corretos;
  • Ler atentamente os termos de licença e selecione a opção “Eu concedo a licença”;
  • Pronto! O material foi enviado para a base do eduCapes, um moderador do repositório irá então avaliá-lo e aprová-lo. Somente após a aprovação é que o conteúdo será publicado.

Navegando pelos conteúdos

Além da barra de pesquisa na pagina inicial do site, aberta para qualquer termo de busca, há a alternativa de explorar o portal através do menu “Navegar”. Nele é possível refinar a buscar por Assunto, Autor, Data de Publicação ou Título.

Em breve a plataforma estará atualizada e alimentada por materiais de qualidade, indicados para consulta de estudantes de todos os níveis escolares, da educação básica à pós-graduação, sem contar os professores e cidadãos em geral que poderão contar com esse novo serviço de difusão de conhecimento.

É importante destacar que as fontes dos conteúdos são extremamente confiáveis, visto que passarão por uma avaliação de moderadores antes de efetivamente ficarem acessíveis. Ou seja, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, inclusive professores, as pequisas científicas baseadas em conteúdo buscado na internet podem ser seguras quando se tem uma plataforma de suporte como o eduCapes.

 

Leia Também