Edital Enem 2020: Inep divulga Documentos com datas e informações sobre a prova!



 Edital Enem 2020 – Confira tudo sobre os editais da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio!

Pouco tempo depois de ser questionado sobre o possível cancelamento das agendas oficiais do MEC, o Inep divulgou oficialmente o Edital Enem 2020! Ou seja, por enquanto, a intenção do Ministério da Educação é não cancelar as provas. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em todas as regiões do Brasil e, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, está com as datas definidas. Por isso é importante pegar a sua agenda e marcar o que foi divulgado oficialmente. 

A seguir vamos falar sobre as datas, inscrições e sobre como você deve ficar pronto para participar da prova de Ensino Médio. Fique ligado e se mantenha informado sobre a principal prova de nível nacional do Brasil. 

Edital Enem 2020
Imagem: Divulgação

Editais Enem 2020

Antes de mais nada, foram divulgados os Editais Enem 2020! O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, lançou mais detalhes oficialmente no último dia 31 de março. 

Confira tudo sobre a Ajuda Mensal anunciada pelo Governo: https://pronatec.pro.br/governo-anuncia-ajuda-mensal-para-brasileiros/

Quando falamos que foram divulgados os editais é porque neste ano temos uma novidade: o Inep lançou o edital Enem Digital e também o documento para a prova impressa. Neste ano, os participantes poderão optar em fazer o exame tradicional ou a edição digital. 

A primeira informação importante do edital é que quem optar pela inscrição no Enem Impresso NÃO poderá fazer a edição digital. Depois de concluir o processo para inscrever-se não é possível alterar isso. 

Cronograma Enem 2020

E foi divulgado o cronograma Enem 2020? Sim, o edital traz todas as principais informações. Muitos especialistas estão achando um passo precipitado já que não se sabe até quando vai o período de isolamento social em todas regiões do país. 

Ainda assim, as datas do Enem 2020 definidas inicialmente são:

  • Período de inscrição Enem 2020: 11 a 22 de maio;
  • Datas das provas Enem 2020 (impresso): 1º e 8 de novembro;
  • Datas do Enem Digital 2020: 11 e 18 de outubro; 
  • Solicitação de Isenção de Taxa Inscrição Enem 2020: a partir de 5 de abril. 

Inscrição Enem 2020

A inscrição Enem 2020, portanto, está confirmada pelo Inep. Como dito anteriormente, o período para quem quer participar da próxima edição do exame é entre os dias 11 e 22 de maio. O participante deverá optar pela modalidade impressa ou digital (e apenas por UMA delas). 

De acordo com o edital, neste ano, vai ser obrigatória a inclusão de foto na inscrição do Enem 2020. Isso deve ser feito no sistema de inscrição que irá utilizar procedimento de identificação no momento da prova. 

O valor taxa inscrição Enem 2020 ficou o mesmo valor do último ano: R$ 85,00. Esse valor deverá ser pago até o dia 28 de maio. A solicitação de isenção poderá ser feita por:

  • Quem está na última série do Ensino Médio (em 2020) em escola da rede pública declarada no Censo Escolar; 
  • Pessoas que cursaram Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral;
  • Necessário ter renda por pessoa igual ou menor que um salário mínimo e meio; 
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica sendo membro de família de baixa renda (necessário informar o número do NIS); outros detalhes estão no edital. 

Prova Enem 2020

De acordo com o Inep, a Prova do Enem 2020 não teve nenhuma grande mudança na sua estrutura. Isso quer dizer que você pode manter os seus estudos de acordo com edições anteriores do exame. 

Será feita a aplicação de quatro provas objetivas como anteriormente. Cada uma das provas contará com 45 questões. Também será disponibilizado um tema para redação em língua portuguesa. 

A escolha de uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) segue acontecendo durante o processo de inscrição. 

Enem Digital 2020

Por fim, o Enem Digital terá sua primeira edição neste ano. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, essa aplicação acontecerá de forma progressiva nos próximos anos. 

Confira mais informações sobre o Enem Digital através do link: https://pronatec.pro.br/enem-digital-2020-mec-quer-aumentar-para-100-mil-o-numero-de-vagas/

Neste primeiro momento serão até 100 mil pessoas (no máximo) que poderão fazer o exame neste modelo. A ideia é que até 2026 a prova do Enem seja apenas neste formato específico. Quanto à estrutura a prova do Enem Digital é igual à prova impressa

O processo de inscrição Enem Digital é o mesmo da versão tradicional. Como essa é uma fase piloto, essa modalidade não estará disponível para “treineiros” e não terá atendimento especializado. 

Confira mais detalhes e confira o edital no site do Inep Enem: https://enem.inep.gov.br/

 

Leia Também