E-SaúdeSP App: Veja como emitir o passaporte da vacina em São Paulo através do aplicativo

Atualizado Hoje!

Prefeitura confirmou que alguns eventos vão exigir comprovante de vacinação pelo aplicativo: saiba mais!

Está confirmado: São Paulo vai exigir uma espécie de “passaporte de vacina” para quem quiser participar de alguns eventos. De acordo com o secretário de Saúde, Edson Aparecido, eventos e teatros de shoppings, por exemplo, deverão exigir. 

Por isso é importante que você saiba como emitir o comprovante de vacinação. O processo deverá ser feito online, sem necessidade de ter vários documentos em mãos.

E-SaúdeSP App como emitir o passaporte da vacina em São Paulo através do aplicativo
E-SaúdeSP. / Imagem: Divulgação.

Passaporte da Vacina SP 2021

O passaporte da vacina SP 2021 será uma realidade para os paulistas em breve. O prefeito da capital, Ricardo Nunes, anunciou na segunda-feira (23) que seria obrigatória a apresentação desse documento para a entrada em estabelecimentos. 

Horas depois, porém, o secretario da Saúde confirmou que o comprovante de vacinação vai ser opcional em bares, restaurantes e shoppings regulares. 

Mas atenção para a obrigatoriedade: de acordo com Edson Aparecido, o passaporte da vacina é obrigatório em casos de restaurantes com eventos e teatros de shoppings.

Esses locais que apresentam menos circulação de ar e maiores aglomerações vão precisar exigir o documento digital. 

App Vacina SP – Passaporte

Foi confirmado também pelo prefeito que será lançado um aplicativo do passaporte de vacina SP. Apesar de não trazer mais detalhes, especialistas indicam que a ideia pode ser usar os dados que já estão disponíveis em plataformas como o E-SaúdeSP

Ou seja, esse aplicativo do comprovante de vacina em São Paulo seria exclusivo para esse fim. De acordo com o governo, será possível lançar um app com QR Code. 

Como vai funcionar passaporte de vacina pelo app

E como vai funcionar o app com passaporte de vacina em SP? A princípio, os interessados em ir em eventos ou locais com obrigatoriedade do documento vão precisar mostrar o aplicativo com a comprovação da vacinação. 

O aplicativo de passaporte da vacina deverá ter um QR Code com as informações da vacinação dos usuários. O dono/atendente do estabelecimento vai ler o QR Code e verificar no sistema se o cliente está realmente vacinado. 

Conferida a informação, o cliente fica liberado para entrar em um ambiente de forma mais segura. O app de comprovante de vacina SP ainda não foi lançado oficialmente, mas deve sair até sexta-feira. 

App Passaporte de vacina SP é obrigatório?

O que foi definido até o momento é que o passaporte de vacinação SP pelo app é obrigatório para alguns tipos de eventos. A norma com todas as regras deverá ser disponibilizada em breve pela prefeitura. 

A obrigatoriedade do comprovante de vacina pelo aplicativo incomodou as associações. De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), existe a necessidade de diálogo com os órgãos representantes – o que não aconteceu neste caso. 

Aplicativo e-SaúdeSP Vacina 

É importante lembrar que já existe o “aplicativo de vacina” em São Paulo, o e-SaúdeSP. Essa é a plataforma oficial de telemedicina usada pela prefeitura e todas as informações sobre vacinação estão disponíveis nela. 

O e-SaúdeSP app faz registro de vacinação, mas também de medicamentos, cadastro de doenças crônicas, controle de pressão arterial e muito mais detalhes sobre o cuidado da população.

A ideia é articular a saúde SP com os cidadãos e garantir um melhor alcance de serviços básicos. É possível, por exemplo, conferir a situação da vacinação do Covid-19 em São Paulo usando o app. 

O e-Saúde SP Vacinação é usado por grande parte da população que vai se vacinar ainda – e para o acompanhamento da segunda dose dos que já se vacinaram. 

Cadastro passaporte da vacina SP 2021

O novo aplicativo que será lançado pela prefeitura vai trazer detalhes sobre como fazer o passaporte da vacina SP rapidamente. A intenção é garantir um processo fácil e inteligente que possa ser levado no smartphone. 

Todos os interessados deverão fazer um cadastro do passaporte da vacina SP pelo aplicativo – ainda não foi confirmado se será o e-SaúdeSP – para entrar em alguns lugares. 

A intenção é manter um controle principalmente sobre as novas variantes do coronavírus. Com grande parte da população paulista já vacinada com a primeira dose, ainda é necessária precaução. 

Como emitir passaporte vacinação SP 

Por fim, a própria prefeitura deverá trazer detalhes sobre como emitir o passaporte da vacina pelo app. É esperado que o lançamento seja feito em breve para que logo a população passe a contar com essa segurança adicional. 

De acordo com a prefeitura e a secretaria de saúde, o passo a passo para emitir o comprovante de vacinação em SP será o seguinte:

  1. Baixe o aplicativo passaporte da vacina SP (será disponibilizado para Android e iOS); 
  2. Use seus dados (os mesmos da carteira de vacinação) para entrar no app; 
  3. Agora é só emitir um QR Code; 
  4. Os estabelecimentos vão ler o código e verificar se a pessoa está com alguma dose atrasada. Caso aconteça, será barrada. 

Sempre lembrando que a emissão do comprovante de vacina pelo aplicativo não será obrigatória para TODOS os estabelecimentos. Em breve deve sair uma portaria especificando todos os detalhes sobre tipos de eventos e locais. 

 

Leia Também