É possível receber do INSS sem passar por perícia? Entenda!
De acordo com o INSS, os brasileiros que se enquadram nos critérios, podem ter acesso aos benefícios. Entenda como funciona a perícia médica.
Certamente você conhece o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Afinal de contas, trata-se de uma das autarquias públicas mais importantes do país. De acordo com dados da Previdência Social, existem mais de 37 milhões de brasileiros recebendo algum tipo de benefício atualmente. Além disso, mais de um milhão de pessoas aguardam na fila de espera para obter uma resposta do órgão.
Ou seja, o pedido do benefício está sob análise. Cerca de 600 mil brasileiros solicitaram benefícios como o Auxílio-doença do INSS. Então, na teoria, precisam passar pela perícia médica. O problema é que o processo só aumenta o tempo de espera. Por essa razão, algumas pessoas desejam pular essa etapa. O Governo Federal já se pronunciou a respeito do tema. Continue lendo esta matéria para conferir todos os detalhes da perícia médica.

Posso solicitar o auxílio-doença sem passar por perícia médica?
Antes de mais nada, vale deixar claro quem pode receber o auxílio-doença. O benefício é pago aos brasileiros que precisam se afastar de suas atividades. Caso a pessoa precise ficar sem trabalhar por até 15 dias, recebe licença remunerada, se for contratada pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Mas, se o período for permanente, recebe a aposentadoria por invalidez. O auxílio-doença, então, é pago quando o afastamento for superior a 15 dias.
Além do laudo médico, o brasileiro precisa passar pela perícia. Ou seja, ele deve agendar o procedimento pelo INSS. E assim, aguardar o atendimento com o médico. Naturalmente, isso faz com que o tempo de resposta seja maior. Além da análise documental, o órgão realiza a perícia médica. Por essa razão, neste ano, o Governo anunciou uma nova forma de conceder o benefício.
Em outras palavras, o brasileiro pode receber o auxílio-doença sem passar pela perícia médica. Para tal, ele irá usar o sistema de atestmed – o que significa que será necessário enviar os atestados para o Instituto. A perícia, neste caso, é feita por meio de uma análise documental. Então, o segurado não precisa comparecer a uma agência. Não é a primeira vez que o Governo usa esse sistema para diminuir a fila.
Como enviar seu atestado médico
Para solicitar o auxílio-doença, o brasileiro deve instalar o app ‘Meu INSS’. A plataforma se encontra disponível em todas as lojas virtuais dos celulares. Ou seja, na Apple Store, para quem tem iPhone e na Google Play Store, para os que têm Android. Acesse por este link: https://meu.inss.gov.br/#/login.
Veja também: Bolsa Família e gratificação NATALINA: Lula confirma excelente notícia para os beneficiários do programa
Governo anuncia bônus a servidores para diminuir filas
Outra medida do Governo para diminuir as filas do INSS são os bônus aos servidores. Cada servidor que atender uma pendência antiga – que já passou de 45 dias – recebe um extra. O mesmo é válido para os peritos médicos que realizarem agendamentos. A medida também já foi usada pelo Governo, em 2019.
Veja também: Lula APROVA perícias do INSS de forma totalmente online; saiba mais