- Publicidade -

É possível chegar até a borda do universo? Quanto tempo demoraria?

Saiba tudo sobre um dos maiores mistérios do universo.

0

Desde a gênese da civilização humana, os mistérios do Universo dominam os limites da imaginação das pessoas. Quem somos? Para onde vamos? Todas essas questões envolvem aspectos filosóficos, físicos e astronômicos. Por isso, muita gente se pergunta: existe uma borda do universo? E quanto tempo demoraria para chegar até ela?

- Publicidade -

Para chegar à resposta dessa importante pergunta, é necessário imaginar o universo como uma “estrada”. Se fosse possível percorrer toda essa “avenida” com um veículo comum, quanto tempo demoraria para chegar à beira do universo? Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre esse interessante experimento de pensamento.

Como chegar à beira do universo? Imagem: divulgação
Como chegar à beira do universo? Imagem: divulgação

A borda do universo existe de verdade?

Primeiramente, é importante explicar que o universo é (relativamente) infinito, e por isso, não tem uma “borda” física. Quando dizemos “borda do universo”, estamos nos referindo à borda do universo observável. Essa diferença é explicada pela velocidade da luz. Como o universo existe há cerca de 13,77 bilhões de anos, apenas uma parte desse vasto cosmos é revelada aos humanos – por meio da luz que viaja através dessas enormes distâncias.

- Publicidade -

Veja também:  Por que a sexta-feira 13 dá azar? Entenda como surgiu o mito

O que existe além desses limites?

Como citamos anteriormente, a borda do universo serve para identificar os limites do que é possível observar na perspectiva humana atual. Sendo assim, o que há além da beira do universo? A resposta está na especulação de cientistas, astrônomos, físicos e outros estudiosos.

Ao que tudo indica, o universo além da borda é repleto de buracos negros, cadáveres de estrelas de baixa massa e outros corpos celestes destruídos pela alta pressão do cosmos. É uma espécie de “cemitério espacial”, onde não existem qualquer tipo de forma de vida.

- Publicidade -

Veja também:  Tecnologia permite TVs terem cheiro, sabor e sensações: conheça o 9D

É possível chegar à borda do universo? Quanto tempo demora?

Não é possível chegar, pelo menos presencialmente, à borda do universo. A tecnologia humana ainda está longe de conseguir alcançar os limites do cosmos. Afinal de contas, os humanos ainda não começaram a colonização do sistema solar. Nos próximos anos, governos e empresas privadas devem iniciar as primeiras missões tripuladas para Marte.

De acordo com o escritor Randall Munroe, a beira do universo está há cerca de 434.522.880.000.000.000.000.000 km de distância. Com um carro tradicional, seria possível dirigir nesse percurso a 104,61 quilômetros por hora.

- Publicidade -

Ou seja: um humano levaria 480.000.000.000.000.000 anos para chegar à beira do universo. O número impressiona, já que corresponde a 35 milhões de vezes a idade atual do cosmos. Portanto, não é possível viajar à beira do universo (pelo menos com nossa tecnologia atual).

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais