É melhor fazer Supletivo ou Encceja em 2020? Saiba mais detalhes sobre este tema!

É melhor fazer Supletivo ou Encceja em 2020? Veja essa analise que fizemos especialmente para você!

Confira qual é a melhor opção para quem quer terminar os estudos e mudar sua vida profissional a partir do próximo anos! Saiba mais!

Supletivo ou Encceja? Essa é uma dúvida de milhares de jovens e brasileiros que estão pensando em mudar sua vida através de uma melhoria no currículo. Esse “upgrade” pode vir através de um certificado de conclusão do Ensino Médio ou Ensino Fundamental. 

Para isso existem várias opções. Existem alguns tipos de supletivos e existem provas específicas como é o caso do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, a prova mais popular do país hoje em dia. 

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem está em dúvidas. Confira qual combina mais com você e com a sua realidade e fique atento para fazer sua inscrição assim que possível. Fique atento!

É melhor fazer Supletivo ou Encceja em 2020?
Foto: Divulgação

Supletivo ou Encceja

Mas o que é melhor: Supletivo ou Encceja? Você sabe diferenciar o que é uma coisa e o que é outra? Muitas pessoas acham que esses são formatos diferentes, mas é necessário explicar alguns pontos. 

Primeiro, a prova do Encceja é um tipo de supletivo. Para quem não sabe, esse tipo de modalidade educacional é voltada para todos os brasileiros que não conseguiram terminar os estudos na idade vista como ideal e agora querem finalizar sua educação formalmente. 

Assim como o Encceja, existem outras formas de conseguir um certificado. Muitas pessoas conhecem uma das mais populares que é o EJA (Educação para Jovens e Adultos), criado pelo Governo Federal justamente para ajudar pessoas que querem entrar no mercado de trabalho com mais facilidade. 

As desvantagens desse tipo de oportunidade é que, em geral, vagas são presenciais. Ou seja, o aluno deverá ter uma porcentagem de carga horária em sala de aula. Mesmo o EJA a distância (EaD) exige que os estudantes vão até unidades escolares para fazer trabalhos e provas. 

Encceja 2020

Já o Encceja 2020 é uma forma rápida e pode ser considerada a maior prova de certificação de nível nacional da história. Na última edição foram mais de 4 milhões de inscritos com a intenção de terminar o Ensino Médio ou Ensino Fundamental. 

Isso acontece porque com esse exame você pode terminar os estudos com uma prova, em apenas um fim de semana e sem precisar ter aulas presenciais. A melhor parte é que para os interessados em fazer a prova pela primeira vez, o Encceja 2020 é gratuito

Portanto, no momento de escolher como buscar seu certificado, pesquise bem mas saiba que o Encceja é a forma mais rápida e acontece todos os anos. Para isso, porém, você deve se preparar e estudar para conseguir as notas mínimas e mudar sua vida profissional. 

 

Leia Também