Dúvidas dos Participantes Sisu 2019

Dúvidas dos Participantes Sisu 2019 – Fique por dentro de tudo sobre o Sisu 2019!

Dúvidas dos Participantes Sisu 2019 – Veja as perguntas que estão sendo feitas com mais frequência sobre o Sisu 2109!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já está com suas inscrições abertas desde o dia 22 de janeiro aos candidatos que desejam entrar na disputa por uma das vagas nas universidades públicas participantes da seleção. Isso tudo através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), serão selecionados 235.461 estudantes para 129 instituições.

O Sisu nada mais é que um sistema informatizado em sua totalidade que utiliza as notas do Enem para selecionar os estudantes para que eles conquistem uma das vagas oferecidas em universidades públicas em todo o Brasil.

Ele funciona deste modo, o estudante realiza sua inscrição no site do Sisu, escolhe uma ou duas opções de curso. Após isso o sistema recupera a sua nota do Enem e de forma automática começa a preencher as vagas no curso, na mesma instituição escolhida, turno e modalidade de concorrência, deste modo as maiores notas do Enem possuem as maiores chances de entrar na faculdade.

Dúvidas dos Participantes Sisu 2019
Foto: Divulgação

Perguntas e Respostas sobre as dúvidas mais frequentes sobre o Sisu

Quem pode participar do Sisu?

Todas pessoas que realizaram a prova do Enem 2018, e ter obtido nota acima de zero na redação.

E para que serve o Sisu?

Ele serve para a distribuição das mais de 235 mil vagas nas mais várias instituições de ensino superior do país. Devido a isso não é mais necessário cada universidade possui seu próprio vestibular. ao total são 129 instituições que participam do Sisu.

O que são notas de corte?

Uma vez por dia, o Sisu irá divulgar uma nota de corte parcial para cada uma das modalidades e cursos. Isso para que o estudante se inscreva em um curso que realmente ele possua chance de aprovação. Ela nada mais é que a nota do última candidato aprovado para determinado curso.

Perguntas e Respostas sobre as dúvidas mais frequentes sobre o Sisu
Foto: Divulgação

Qual a diferença da primeira opção para a s segunda opção de curso?

A primeira opção será, sempre sua primeira escolha, ou seja o curso que realmente você tem o desejo de cursar. A segunda opção serve par que você possua uma alternativa caso não passe no seu curso preferido.

O que acontece se eu passar só na segunda opção?

Se o estudante for aprovado somente na segunda opção, esta será sua única oportunidade de realizar sua matrícula no Sisu. Ela já não poderá participar da lista de espera de seu primeira opção.

Se eu não passar em nenhuma das opções, participo da lista de espera?

Se a pessoa não passar em nenhuma das opções, ele ainda precisará manifestar seu interesse em fazer parte da lista de espera. Ele deve escolher uma das duas opções de curso para tentar novamente.

Qual o significado de “ampla concorrência”?

A “Ampla concorrência” são as vagas que não fazem parte do sistema de cotas e políticas afirmativas de um modo geral.

Mesmo inscrito no Sisu, posso participar do ProUni?

O estudante que fez sua inscrição no Sisu pode também realizar a inscrição no ProUni (Programa Universidade para Todos), isso se atender a todos os critérios dos programas. caso ele seja aprovado em ambos, deverá escolher um, já que não é permitido participar dos simultaneamente.

Sobre a lentidão no primeiro dia de inscrições no Sisu 2019

Sobre a lentidão no primeiro dia de inscrições no Sisu 2019
Foto: Divulgação

O MEC fez um comunicado sobre a lentidão no primeiro dia de inscrições no Sisu 2019, relatando que ele adotou todas medidas para que problema fosse resolvido. E fez uma recomendação, que os estudantes que tivessem com dificuldade de acesso atualizasse a página de inscrição antes de preencher os dados.

E que esta instabilidade foi causada devido ao imenso volume de acessos no site do MEC. Que aumentou muito se comparado a anos anteriores.

Veja também todos os detalhes sobre as Inscrições Sisu 2019!

 

Calendário do Sisu 2019/1

Veja abaixo todas as datas relativas ao Calendário do Sisu 2019/1.

  • Calendário do Sisu 2019/1
    Foto: Divulgação

    – Inscrições: 22/1 a 25/1

  • – 1ª chamada: 28/1
  • – Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
  • – Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
  • – Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

Para  maiores informações e realizar sua inscrição visite a página oficial do Sisu 2019: http://sisu.mec.gov.br/inicial

 

 

Leia Também