Donas de Casa tem direito a receber o Benefício BPC-Loas do INSS

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Donas de Casa tem direito a receber o Benefício BPC-Loas do INSS – Confira todos os detalhes sobre os direitos para donas do lar e pessoas que vivem sem renda na vida doméstica!

Em um momento de instabilidade tão grande é necessário que toda a população seja atendida igualmente. Muitas pessoas trabalham a vida inteira dentro do lar e nem percebemos que elas não recebem o valor devido por isso e que podem ter seus direitos garantidos. Por exemplo, você sabe se as donas de casa tem direito a receber o BPC-Loas do INSS?

É normal que muitos procurem seus benefícios como trabalhador. Mas agora é hora de olhar também para mães, pais e avós de família que viveram sem renda em grande parte da vida, trabalhando apenas no lar.

A seguir vamos falar um pouco sobre esse benefício e sobre a possibilidade de donas do lar receberem ele sem problema. Confira e saiba como ajudar familiares e pessoas que trabalham em casa. 

Donas de Casa tem direito a receber o Benefício BPC-Loas do INSS
Foto: Elói Corrêa/SECOM

BPC-Loas para Donas de Casa

Mas é possível então o BPC/Loas para donas de casa? Muitas pessoas querem saber se esse público poderá ter em mãos bons benefícios que possam garantir a sua tranquilidade, principalmente na vida adulta, se aproximando da velhice. 

Renda Cidadã: Cadastro vai garantir Benefício de até R$ 240!

Antes de entrar nesse tópico é importante esclarecer: o que é o BPC-Loas? O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é conhecido popularmente ao lado do nome LOAS. Esse último significa Lei Orgânica de Assistência Social. 

Isso nada mais é do que um benefício social que garante um salário mínimo mensal para pessoas idosas, portadoras de deficiência (homens ou mulheres). Isso acontece através da comprovação de que esses não possuem meios de prover à própria renda. 

Donas do Lar possuem direito do BPC-Loas?

Mas e as donas do lar possuem direito ao BPC-Loas? Mesmo sem carteira assinada elas podem obter uma aposentadoria ligada do INSS (mesmo sem ter contribuído a maior parte da vida). 

pOu seja, é possível conseguir um benefício desses em qualquer idade! E ao contrário do que muitos pensam, não existe um gênero específico: tanto mulheres como homens podem conseguir esse benefício desde que provem as condições. 

Donas de casa podem se aposentar?

Mas isso quer dizer que donas de casa podem se aposentar pelo INSS? Sim! É necessário, porém, começar a contribuir como seguradas facultativas. Esse tipo de modalidade pode começar em qualquer momento do ano. 

Quem nunca contribuiu pode fazer isso através de um cadastro no Instituto Nacional de Seguro Nacional. Isso acontece pelo telefone 135 ou pelo site do MEU INSS (o botão ‘cidadão’, ‘inscrição’ e ‘filiado’ em sequência). 

A contribuição para donas de casa que querem se aposentar é de 5% do salário mínimo vigente. Isso garante, no futuro, uma aposentadoria mesmo sem ter carteira assinada. Confira nas imagens abaixo os tipos de contribuição:

dona de casa tem direito a loas

beneficio loas inssdona de casa recebe loasTira todas as suas dúvidas sobre a aposentadoria para donas do lar: https://pronatec.pro.br/donas-de-casa-podem-se-aposentar-pelo-inss-sem-ter-renda/

 

Leia Também