Doenças na coluna que GARANTEM benefícios do INSS: confira lista!

Conheça bem os seus direitos!

As doenças da coluna são muitas e podem afetar pessoas de todas as idades. E isso é um fato. Até mesmo aquelas pessoas que praticam atividades físicas com mais frequência podem sofrer com a causa.

Em síntese, essas lesões podem afetar a estrutura fundamental da coluna, podendo danificar as vértebras, causar dores e limitar a mobilidade do indivíduo.

Como sabemos, os contribuintes do INSS têm direito à Aposentadoria por Invalidez, em caso de doenças. E, por incrível que pareça, o benefício também é pago para quem sofre com dores na coluna.

A seguir, você vai conhecer algumas das principais doenças na coluna que dão direito a benefícios do INSS, como Auxílio-Doença e Aposentadoria por Invalidez. Acompanhe!

Muitas pessoas não sabem disso. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Auxílio-Doença e Aposentadoria por invalidez

Em primeiro lugar, é importante saber do que se trata o Auxílio-Doença e a Aposentadoria por Invalidez. Em síntese, o Auxílio-Doença se trata de um benefício pago pela Previdência Social, destinado a substituir o salário em período de incapacidade ocasionado por doença, acidente ou prescrição médica excepcional.

A saber, os requisitos para receber são:

  • Estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias, consecutivos ou não, nos últimos 60 dias pela mesma Doença;
  • Ter a qualidade de segurado;
  • Ter contribuído em favor do INSS por, pelo menos, 12 meses. Contudo, portadores de doenças graves e quem sofreu acidente de trabalho não terá que cumprir com a regra de 12 meses.

Por outro lado, o a Aposentadoria por Invalidez, ou aposentadoria por Incapacidade Permanente, é também um benefício previdenciário do INSS, mas que vale para as pessoas que ficam incapacitadas de forma permanente para exercer qualquer trabalho.

Nesse sentido, para conseguir a Aposentadoria por Invalidez, é preciso:

  • Ter uma carência mínima de 12 meses;
  • Estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença o incapacitou, ou estar no período de graça;
  • Estar incapaz total e permanente para o trabalho, devidamente comprovada por meio de um laudo médico pericial.

Veja mais: Como faço para pagar o INSS atrasado? Isso vai me ajudar?  

Doenças na coluna que garantem o benefício

Abaixo, vamos te apresentar algumas das principais Doenças na Coluna que geram direito a benefícios do INSS. Veja:

  • Hérnia de Disco: em resumo, esse mecanismo apresenta-se no indivíduo na forma de cansaço, dores regionais segmentares no tronco ou dores irradiadas para os membros, que se manifestam pelo processo inflamatório radicular.
  • Bico de Papagaio: nome popular para o que os cientistas chamam de osteofitose, o “bico de papagaio” pode causar sintomas como dor intensa nas costas ou formigamento nos braços ou na perna e, no geral, acontece devido ao envelhecimento normal da coluna ou à má postura ao longo dos anos.
  • Lombalgia: essa, por sua vez, não tem limitação de idade e pode surgir diferentes intensidades. Em outras palavras, ela se desdobra em lombalgia aguda, subaguda e crônica.
  • Escoliose: ocorre quando a coluna fica deformada em forma de “S” ou mesmo um “C”, e que pode se associar a outros tipos de desvios da coluna com rotações vertebrais.

Por fim, é importante destacar que os portadores de alguma doença na coluna devem solicitar inicialmente o a Auxílio-Doença. Após receber o benefício e ainda assim continuar com a incapacidade, o segurado pode solicitar a Aposentadoria por Invalidez.

Veja mais: Como dar entrada no benefício do INSS por incapacidade temporária