ESTES documentos podem AUMENTAR o seu benefício do INSS
A solicitação é algo relativamente simples de fazer, desde que a pessoa tenho o cuidado de observar a documentação e enviar os dados atualizados.
Quando se fala em aposentadoria e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), são várias as reclamações sobre a demora da fila de espera, o valor que é pago e toda a burocracia que envolve o órgão. Neste sentido, é importante se adiantar ao máximo para agilizar o procedimento e reunir os documentos que permitem aumentar o benefício do INSS.
O número de beneficiários só cresce, são mais de 39 milhões de pessoas que recebem aposentadoria, pensão, auxílio ou demais benefícios através da Previdência Social. Além destas pessoas, outras tantas aguardam na fila de espera para receberem aquilo que é um direito. O processo de análise costuma demorar meses e até mais de ano.
Para fazer o pedido ou a solicitação da aposentadoria de maneira a receber um valor maior, é preciso ficar atento aos documentos que podem ajudar com isto. É algo importante para muitas pessoas que sobrevivem somente com a quantia mensal que é paga pelo INSS, o que por vezes é difícil considerando todos os gastos essenciais dos segurados.

Como fazer o pedido ou a solicitação de revisão da aposentadoria?
Qualquer pessoa que esteja dentro dos critérios de solicitação da aposentadoria pode dar entrada no benefício, assim como todo segurado pode pedir a revisão do valor pago. No dois casos, é importante ter o acompanhamento de um advogado especializado em direito previdenciário.
Ao reunir a documentação que será apresentada a seguir, deve-se dar entrada ao requerimento pela via administrativa. O procedimento pode ser realizado por meio do site do INSS (http://gov.br/meuinss) ou do aplicativo Meu INSS (Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR ou iOS: https://itunes.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358?mt=8).
É só ir em “Novo pedido”; digitar no campo de busca por “Revisão”; escolher na lista o nome do serviço ou benefício desejado; conferir as informações apresentadas e avançar para dar prosseguimento a solicitação. Para verificar a resposta basta acompanhar em “Consultar pedidos” e depois em “Detalhar”. O tempo médio para obter a resposta deveria ser de 30 dias, mas existem casos de quem espera há meses.
Veja também: COMEÇOU: brasileiros já estão podendo sacar do INSS; consulte sua conta
Quais documentos podem aumentar o valor do benefício do INSS?
Para conseguir um valor maior como pagamento da aposentadoria, a pessoa deve reunir a documentação necessária para comprovar que atende aos critérios de recebimento. São sete documentos essenciais na solicitação ou revisão do benefício. Antes de apresentar quais são eles, precisamos deixar claro que a ação também pode acarretar na redução do valor pago.
Isso acontece porque se tiver algum erro, ele pode ficar em evidência com a apresentação dos documentos, o que gera o efeito contrário ao desejado. Por isso que deve-se observar com atenção todos os detalhes antes de apresentar a documentação, pois depois que ela for contabilizada no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) não terá como reverter.
Os documentos em questão são: valores dos salários que constam na carteira de trabalho, bem como suas atualizações; holerites; contratos de trabalho temporários; extrato do FGTS; dados da ficha financeira da empresa; e informações da RAIS e do e-social; e CAGED. Para otimizar o processo, é importante que estes dados estejam atualizados no momento da solicitação.
Veja também: INSS e FGTS UNIFICADOS? Entenda a nova proposta em andamento