Disputa de gigantes! Entenda por que um dos jornais mais prestigiados do mundo está processando a criadora do ChatGPT

Vem saber do que se trata esta polêmica em torno da OpenAI e de um dos jornais mais populares de todo o mundo. O que será que pode acontecer com a criadora do ChatGPT?

Recentemente, um jornal processou a empresa criadora do ChatGPT. Deste então, o assunto tem causado uma grande polêmica em meio ao mundo da tecnologia. O objetivo dos advogados do The New York Times avaliarem este processo contra a OpenAI gira em torno da necessidade de proteger todos os direitos de propriedade intelectual relacionados às reportagens do jornal.

O The New York times está entre os jornais mais tradicionais do mundo, cujas publicações ocorrem desde setembro de 1851. Este jornal já venceu um total de 117 prêmios Pulitzer, que é um recorde entre as organizações de notícias.

Disputa de gigantes! Entenda por que um dos jornais mais prestigiados do mundo está processando a criadora do ChatGPT
Saiba o motivo pelo qual o The New York Times irá processar a OpenAI Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Jornal processou criadora do ChatGPT: entenda o porquê da situação

A empresa de inteligência artificial e o jornal norte-americano estão envolvidos em diversas negociações há semanas. O objetivo é tentar chegar a um acordo de licenciamento. Por outro lado, a OpenAI pretende pagar ao jornal para fazer uso da biblioteca bastante extensa do The New York Times

O objetivo é utilizar a biblioteca em ferramentas que seja alimentadas por meio da IA. Estas discussões ficaram tão controversas que atualmente o jornal está considerando mover uma ação legal. Além disso, em se tratando de um processo movido por meio do gigante The New York Times pode ser uma das maiores disputas legais do momento, levando em consideração os direitos autorais.

Uma das grandes preocupações do jornal é que o chatbot está se tornando um tipo de concorrente direto do The New York Times, pelo fato de criar textos que respondem perguntas por meio de reportagens originais. Além disso, é preciso considerar que quando uma ferramenta de inteligência artificial reformula estas reportagens, as pessoas acabam diminuindo as suas visitas ao site oficial do jornal.

Veja também: Quer TESTAR? Veja 6 atividades que o ChatGPT DOMINA e você ainda não sabia!

Diante deste processo, o que pode acontecer com a empresa OpenAI

Caso seja descoberto mesmo que a empresa violou os direitos autorais em torno deste processo, a lei federal permite que todo o conteúdo ilegal deverá ser retirado do ar. Isso significa que se um juiz federal descobrir que a empresa criadora do ChatGPT copiou, de forma ilegal, os artigos do The New York Times para treinar o modelo de IA, o tribunal vai poder determinar o seguinte:

  • Que a empresa determine a destruição do conjunto de dados ligados ao ChatGPT, fazendo com que a empresa possa recriá-lo ao utilizar, de forma exclusiva, o trabalho que tem a autorização de usar.

É importante considerar que a lei federal dos direitos autorais ainda vai poder aplicar multas que sejam de até US$ 150 mil por cada violação cometida. Especialistas afirmam que se você está copiando milhões de obras, este ato pode se tornar um número bastante fatal para a empresa em questão.

Além disso, os especialistas na área jurídica afirmam que a empresa deverá se defender ao citar aquilo que é conhecido como doutrina de uso justo, que é o que possibilita a utilização do trabalho de terceiros sem nenhuma permissão para crítica, reportagens, ensino ou mesmo para pesquisa.

Saiba mais: Esta REVELAÇÃO sobre o ChatGPT vai te deixar de QUEIXO CAÍDO!