Disponível HOJE (16/09): saque do FGTS acaba de ser liberado, informa a Caixa!
A Caixa Econômica Federal acabou de confirmar a liberação imediata de mais um saque para os trabalhadores brasileiros, dessa vez, proveniente do Fundo de Garantia.
A Caixa Econômica Federal é o banco responsável pela grande maioria dos repasses vigentes no Brasil, como é justamente o caso do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, destinado aos trabalhadores brasileiros que exercem atividades junto à CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho).
De forma mais clara, a Caixa é responsável por disponibilizar todos os saques do FGTS, e assim, quando um novo valor se torna disponível, os trabalhadores com saldo ativo no Fundo podem entrar em contato com a instituição para realizar o resgate.
Nesse caso, em específico, o novo saque do FGTS liberado pela Caixa pode passar de R$ 6 mil. No entanto, existem alguns critérios específicos capazes de condicionar a liberação do dinheiro. Assim, vale conferir quais são as regras do saque e quem pode ter acesso ao dinheiro em questão.

Caixa Econômica Federal libera novo saque do FGTS, veja quem tem direito
Como ficou claro anteriormente, a Caixa Econômica Federal é responsável por reger a liberação do dinheiro proveniente do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É através da instituição em questão que os valores são liberados, desde que todos os critérios sejam cumpridos.
Neste sentido, como é de conhecimento geral, apesar do FGTS ser um direito básico dos trabalhadores da CLT, o Fundo só fica disponível em situações um tanto quanto específicas. Normalmente, essas situações podem implicar casos como:
- O encerramento do vínculo empregatício com determinada empresa e/ou pela aposentadoria;
- Por situações emergenciais.
Assim sendo, milhares de brasileiros que possuem saldo ativo no Fundo podem sacar um pouco mais de R$ 6 mil, porém, nesse caso, infelizmente, a liberação do dinheiro está acontecendo por um motivo nada agradável. De forma mais clara, trata-se do saque calamidade do FGTS, uma das modalidades emergenciais de resgate dos valores.
Veja também: Ainda DÁ TEMPO para recuperar dinheiro CONFISCADO no Plano Collor: descubra como
Saiba como solicitar a liberação da quantia
Para melhor entender como funciona o saque descrito anteriormente, é preciso ter em mente que ele é liberado somente em situações extremas, como por exemplo, em decorrência de desastres ambientais/naturais, entre coisas do tipo.
Infelizmente, esse é justamente o caso de determinados locais do Brasil. De forma mais clara, um novo ciclone extratropical atingiu uma região do Brasil, resultando em tempestades, deslizamentos de terra, inundações, enchentes, e demais situações similares.
Tudo isso fez com que milhares de indivíduos ficassem totalmente desamparados, e por esse motivo, a Caixa está liberando o suporte financeiro para tais cidadãos. Para ter acesso ao dinheiro, portanto, é preciso:
- Ter saldo ativo no FGTS;
- Não ter sacado qualquer quantia nos últimos 12 meses, ou seja, no último ano.
A liberação da quantia pode ser solicitada diretamente pelo aplicativo do FGTS (bityli.com/InMQC). Ademais, é preciso destacar que, dessa vez, o saque está destinado somente para os moradores do Rio Grande do Sul, justamente em decorrência da situação enfrentada por cada um deles pelo ciclone descrito anteriormente.
Veja também: Consulte de forma RÁPIDA e 100% online o seu FGTS: saque ainda HOJE!
Lista de modalidades de saque do FGTS já está atualizada para 2023
Quando o assunto envolve saque do FGTS, é comum que existam muitas dúvidas sobre qual o processo necessário para resgatar a quantia proposta em conta. Antecipadamente, cabe pontuar que somente situações muito específicas condicionam o saque.
De uma forma mais clara, o trabalhador que deseja sacar o FGTS precisa, indispensavelmente, estar em alguma situação que seja abrangida pelas regras locais. Atualmente, os saques disponíveis são:
- Saque extraordinário / rescisão
- Saque-aniversário / saque imediato / emergencial
- Por aposentadoria
- Por doenças graves
- Por alguma necessidade decorrente de qualquer desastre natural
- Saque por dependentes (falecimento do titular)
- Saque habitacional
- Idade que seja igual ou superior a 70 anos
- Período fora do regime do Fundo