Dirigir motos sem CNH já é uma REALIDADE no Brasil; veja o que é preciso para isso

De acordo com a nova regulamentação estabelecida pelo Contran, existem alguns veículos automotores que não exigem uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para que sejam conduzidos de forma legal.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também popularmente conhecida entre os brasileiros como carteira ou carta de motorista, é o documento oficial que possibilita que os cidadãos estejam aptos para conduzir um veículo automotor terrestre no Brasil. Dessa forma, o seu porte é obrigatório na hora de dirigir. 

A CNH ainda conta com as principais informações do indivíduo, como o número dos seus principais documentos, fotografia atual e ainda alguns dados extras, como a necessidade do uso de lentes corretivas ou óculos de grau na hora de dirigir. Diante disso, a carta de motorista também pode ser utilizada como documento de identificação em todo o território nacional. 

Recentemente, ficou estabelecido que para dirigir determinadas motos não é exigido que o cidadão tenha CNH. Portanto, confira a seguir o que é necessário para dirigir esse tipo de veículo!

Motos podem ser conduzidas sem CNH no Brasil. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Brasileiros podem dirigir motos no país sem CNH

Atualmente, dirigir motos sem ter o documento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) se tornou uma realidade para diversos motociclistas, isso acontece devido a constante evolução da legislação de trânsito no país. Uma das alterações recentes estabelecidas por lei fala sobre a regulamentação de veículos de duas rodas. 

Além das motocicletas, algumas modificações também são aplicadas para categorias que englobam bicicletas elétricas, ciclomotores e ainda outros meios de locomoção. Vale enfatizar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desempenha um papel importante na legislação relativa a esse tipo de categoria de veículos. 

Recentemente, uma resolução do Contran levantou diversas dúvidas entre os motoristas em relação à possibilidade de pilotar motos sem a necessidade de uma carteira de motorista. Pelo que se sabe até o presente momento, essa nova resolução tem o intuito de trazer mais clareza a respeito dos tipos de veículos de duas rodas. 

Uma das questões mais frequentes entre os motociclistas diz respeito a lista de motos que estão autorizadas para serem conduzidas sem a necessidade do porte de uma carteira de motorista. A nova regulamentação tem o intuito de promover mudanças no cenário da mobilidade de duas rodas no Brasil. 

Ao que diz respeito à classificação dos veículos, de acordo com o informado pelo Contran, a ideia é informar a respeito das normas de registro e licenciamento desse tipo de transporte. A abordagem visa ainda assegurar que os cidadãos utilizem os veículos de forma segura e conforme as normas legais. 

Confira também: Quanto CUSTA a nova prova prática do Detran? Todos são OBRIGADOS a pagar na hora de tirar a CNH?

Como são classificados os veículos nas novas regras do Contran?

De acordo com o estabelecido pelo Contran, os veículos que podem ser conduzidos sem CNH no Brasil são os seguintes:

  • Ciclomotor: veículos de duas ou três rodas que sejam equipados com um motor de capacidade máxima de 50 cm³ e limitados a uma velocidade de 50 km/h;
  • Bicicleta: impulsionadas por meio da força humana, esses veículos se distinguem de motos, motonetas e ciclomotores, logo, não exigem CNH;
  • Equipamentos de mobilidade individual autopropelidos: a categoria em questão abrange dispositivos como monociclos, patinetes e skates que sejam equipados com motores. 

Saiba mais: Milhares de motoristas estão prestes a perder a CNH: entenda a POLÊMICA!