Diploma Digital – Certificação do MEC em forma Digital

Equipe de RedaçãoEquipe de Redação
Atualizado Hoje!

Confira como o Ministério da Educação quer padronizar esse tipo de certificação para todo o país!

Você já ouviu falar sobre o Diploma Digital? Muitas pessoas ainda não sabem como funciona esse documento que poderá ser uma via de regra nos próximos anos. O Ministério da Educação (MEC) quer padronizar esse tipo de certificação. 

A ideia é que as pessoas que futuramente um grande número de instituições de ensino adotem esse tipo de certificado. O diploma é tradicionalmente impresso e entregue fisicamente para os formandos e a ideia é mudar isso. 

Confira a seguir algumas das principais novidades. Algumas regras deverão ser detalhadas em breve sobre como irá funcionar a padronização desse tipo de documento por todo o Brasil. Saiba mais!

Diploma Digital - Certificação do MEC em forma Digital

O que é Diploma Digital

Primeiramente, o que é Diploma Digital? Muitas pessoas sequer ouviram falar sobre esse tipo de documento. O Ministério da Educação recentemente anunciou que vai divulgar novas regras sobre a padronização deste tipo de documento. 

O diploma digital nada mais é do que o mesmo diploma física que comprova a formação de um universitário no ensino superior. Ao contrário do que é tradicionalmente dado aos estudantes, este tipo de documento é ofertado no formato digital. 

Existem, porém, um número de regras que são definidas pelo governo federal para garantir que esse diploma seja de verdade. A emissão do diploma digital bem como o seu registo seguem os mesmos critérios do diploma físico. 

A diferença neste caso é que por lei as faculdades podem emitir diplomas mas o registo de certificação e validação do documento nem sempre. Esse processo só pode ser feito pelas universidades (tanto públicas como privadas) que possuem autonomia legal para isso. 

Diploma Digital vale em todo Brasil 

Mas o diploma digital vale em todo o país? Essa é uma dúvida comum por parte de quem vai fazer um curso de graduação. A boa notícia é que sim, esse documento possui a mesma validade que qualquer outro que seja disponibilizado de forma física. 

O que acontece é que o diploma digital certificado pelo MEC deverá ser dado pela instituição que possui autonomia para isso. Por isso o Governo está tentando padronizar esse tipo de certificação. 

Mesmo que esse formato já exista desde abril de 2018, a gestão atual do MEC pretende lançar uma nota técnica padronizando este documento. Ou seja, a ideia é popularizar os diplomas digitais para que, até 2022, todas as instituições possam emitir o registro que garante a validade do formato digital. 

A ideia não é extinguir o formato digital, mas dar essa opção de pedir o diploma digital através de instituições de todo o país. Mais informações devem ser lançadas em breve pelo Ministério da Educação!

 

Leia Também