BOMBA no Brasil: lei vai extinguir as cédulas de papel? Dinheiro físico vai ACABAR?

Se realmente este dinheiro acabar, qual será a razão para que isso aconteça? Vem saber todas as informações necessárias ao longo deste artigo e saiba os detalhes desta bomba!

A tecnologia está cada vez mais avançando. Com isso, muitas coisas que tínhamos a certeza de que nunca mudariam estão mudando ao longo dos anos. Uma destas mudanças é com relação às cédulas da forma como conhecemos. Desta forma, há uma pergunta que está pairando no meio dos cidadãos brasileiros: o dinheiro físico vai mesmo acabar?

O pix transformou a forma como lidamos com o dinheiro, mas até o momento as cédulas não chegaram ao fim. Mas, será que algum dia isso vai ocorrer? Pensando nisso, vamos trazer respostas para estes questionamentos ao longo deste texto. Vem saber todas as informações e fique por dentro de tudo!

BOMBA no Brasil: lei vai extinguir as cédulas de papel? Dinheiro físico vai ACABAR?
Entenda se realmente o dinheiro físico vai chegar ao fim no Brasil Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

É verdade mesmo que o dinheiro físico vai acabar? Saiba já a verdade

Há um projeto de lei (PL) que determina que o dinheiro de papel poderá ser exterminado. Isso, se for aprovado e entrar em vigor, de fato. Esta possibilidade deixou milhões de brasileiros bastante surpresos, até porque as cédulas fazem parte da realidade de muitas pessoas ao redor do Brasil.

Atualmente, os PLs estão em tramitação dentro da Câmara dos Deputados. Em linhas gerais, a proposta principal é de que as transações ocorram de forma 100% digital. É importante considerar que a produção e também a circulação das notas físicas estão reduzindo, assim como o uso destas cédulas.

O uso caiu diante da chegada do pix, em 2020. Com esta novidade, a emissão de cédulas novas reduziu em 38%, conforme foi informado pelo Banco Central. No ano passado, por exemplo, a emissão de notas físicas foi praticamente a mesma de 2016, com a produção de 1,18 bilhão e 1,16 bilhão, respectivamente.

Até o momento, não se foram discutidos quais os impactos que a aprovação deste projeto de lei pode trazer para a vida dos brasileiros. Mas, é importante ficarmos todos atentos a esta possibilidade.

Veja também: Dinheiro EXTRA na mão: FGTS libera saque INÉDITO para MILHÕES de trabalhadores HOJE

Qual é o objetivo de acabar com as cédulas? Será que há uma razão?

Como foi colocado no início do texto, o fim do dinheiro em espécie pode ser provocado por causa dos diversos avanços tecnológicos, sobretudo naqueles que se intensificaram no período da pandemia de Covid-19, sobretudo no que se trata do período mais crítico desta grave doença.

Também como foi colocado, o pix está provocando estas mudanças, já que se trata de um dos métodos mais utilizados no momento pelos brasileiros, se comparado com outras formas de pagamento, como é o caso do dinheiro em espécie e os cartões de débito e de crédito.

Para que se possa ter uma noção, o Banco Central informou que houve em torno de 24 bilhões de transações bancárias por meio do pix. Este número considera-se apenas o ano de 2022. Isso superou o uso dos cartões, do TED, do DOC e também do cheque que, juntos, somaram um total de 21 bilhões de operações.

Saiba mais: Eles viveram na xepa em agosto, mas setembro promete muito DINHEIRO; confira os signos que terão muita grana