Dinheiro extra para beneficiários do INSS: Quem pode receber?

Confira na matéria quem terá direito ao beneficio extra do INSS; leia.

Ser aposentado pelo INSS não é algo muito vantajoso para os trabalhadores. É realmente bom para descansar, mas os salários não acompanham as inflações. Com isso, qualquer valor extra é uma ajuda a mais. 

Os aposentados têm um motivo para se alegrar esse mês. Isso porque quem recebe valores do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, poderá receber um valor a mais além do costumeiro salário. 

Dinheiro extra para beneficiários do INSS: Quem pode receber? / Imagem: Divulgação.

O que é o pagamento extra? 

Entretanto, o valor a ser pago como extra não está caindo do céu. Ele é relativo a uma parte do décimo terceiro salário. Essa parcela é relativa à gratificação natalina, porém está sendo paga de forma antecipada esse ano. 

Assim sendo, os valores começarão a cair na conta dos beneficiados a partir do dia 25 de maio. A data do último pagamento, entretanto, pode chegar no dia 7 de julho. Os aposentados receberão a antecipação juntamente ao salário do mês. 

As datas para pagamento estão seguindo dois calendários separados. Os beneficiários que possuem direito a um salário mínimo tem algumas datas, enquanto os que recebem mais possuem outras. Vale lembrar que a divisão é feita a partir do número final do NIS. 

Para os beneficiados por um salário mínimo pelo INSS o calendário é o seguinte: finais de 1 a 5 recebem no mês de maio, nos dias respectivos: 25, 26, 27, 30 e 31. Já os finais de 6 a 9 recebem no mês de junho, nos dias 1, 2, 3 e 6. Já quem tem final 0 recebe no dia 7 de junho. 

Os aposentados com valores acima de um salário mínimo possuem um calendário diferenciado. Entretanto, eles também estão divididos pelo número final do NIS. Quem possui 1 e 6 como número final recebe dia 1 de junho, 2 e 7 recebem no dia 2 de junho, 3 e 8 recebem dia 3 de junho, 4 e 9 recebem dia 6 de junho e, finalmente, 5 e 0 recebem dia 7 de junho. 

Veja também: Beneficiários do INSS agora podem receber R$ 7.087,22 com o novo teto?

Como saber se tenho direito? 

Os aposentados que estiverem em dúvida se podem ou não ter acesso ao valor do benefício poderão fazer uma consulta. O INSS está disponibilizando acesso de forma facilitada para isso. 

O primeiro deles é através de uma Central de Atendimento. Para ter contato basta discar os números 135 e telefonar. Outra opção é acessar o site https://meu.inss.gov.br/ e seguir os passos. Por fim, também é possível fazer a checagem através do aplicativo Meu INSS. Ele pode ser baixado para dispositivos Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR) ou iOS (https://apps.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358

Veja também: Consulta do benefício INSS através do CPF: Guia simplificado!