‘Dinheiro Esquecido’: passo a passo para fazer a nova consulta no sistema do Banco Central

Sistema de Valores a Receber está retornando e população poderá consultar o sistema do Banco Central e descobrir se tem algum dinheiro esquecido: confira!

Hoje em dia, muitas famílias podem estar precisando que um dinheiro a mais entre para conseguir equilibrar as contas no mês. Ao menos, é isso que é possível deduzir a partir do levantamento de várias instituições e do Banco Central, que revelam o alto número de cidadãos inadimplentes. Por exemplo, o Serasa Experian, no ano passado, revelou em seu levantamento que mais de 65 milhões de brasileiros estavam inadimplentes.

A boa notícia é que, agora, o Banco Central anunciou o retorno do seu Sistema de Valores a Receber, e os cidadãos poderão utilizar a plataforma para consultar se possuem alguma quantia de dinheiro esquecido. E, caso tenham, poderão solicitar o recebimento desse dinheiro. Veja mais a seguir.

'Dinheiro Esquecido': passo a passo para fazer a nova consulta no sistema do Banco Central
Saiba mais sobre a consulta dos valores / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Dinheiro esquecido: Banco Central anuncia retorno de consulta!

Antes de mais nada, vale a pena lembrar que a consulta à plataforma do Sistema de Valores a Receber (VSR) era aguardada há meses. Isso já que essa é a segunda fase da consulta, sendo que a primeira aconteceu ainda no início de 2022.

O início da fase era esperado ainda no primeiro semestre de 2022, no entanto, ocorreu a greve dos servidores e, mesmo após o fim da greve, a plataforma ainda permaneceu fora do ar para que pudessem ser feitas mudanças e aprimoramentos. Agora, a plataforma está com previsão para a reabertura no dia 07 de março, retornando quase um ano após a sua suspensão, em maio de 2022.

Contudo, no dia 1º de março, a partir das 10h, os interessados de todo o país já poderão consultar para saber se possuem algum dinheiro esquecido. Essa consulta será feita no próprio site do Banco Central, pelo endereço: https://bityli.com/DAU8C.

Veja também: Dicas para ganhar dinheiro SEM precisar sair da sua casa: tarefas podem ser feitas paralelo ao seu trabalho

Quanto será possível resgatar?

O Banco Central estima que o montante disponível será de R$ 6 bilhões, e cerca de 2 milhões de pessoas jurídicas e 38 milhões de pessoas físicas terão direito a receber uma parcela deste total.

Dessa maneira, caso a pessoa consulte e tenha alguma quantia a receber de dinheiro esquecido, ela deverá retornar para a plataforma no dia 07 de março, a partir da hora estipulada, para solicitar a devolução.

Essa nova fase conta com uma novidade: dessa vez, será possível realizar a consulta do dinheiro esquecido de pessoas falecidas. Além disso, na segunda fase também será possível consultar contas que são mantidas tanto por distribuidoras quanto corretoras e contas pré e pós-pagas que foram encerradas mas que ainda tinham saldo disponível.

Veja também: URGENTE: consulta do Dinheiro Esquecido voltou a funcionar HOJE! Saiba como verificar seu cadastro!

Cuidado com os golpes

Com o anúncio do retorno das consultas e da possibilidade de receber o dinheiro esquecido pelo Banco Central, muitos cibercriminosos podem se aproveitar desse momento para aplicar golpes.

Assim, para evitar ser vítima de um, esteja sempre atento para obter informações em fontes confiáveis, como pelas páginas oficiais de informação do Banco Central. Recomenda-se evitar clicar em links desconhecidos ou enviados via SMS, WhatsApp e afins.

Veja também: Reforma do governo pode dar dinheiro de volta para brasileiros; entenda