Afinal, ainda posso resgatar o dinheiro esquecido no Banco Central? Confira os prazos!

Banco Central deve pagar valores para cidadãos que possuem direito. Entenda a seguir.

O Banco Central é o responsável por organizar e nivelar todos os bancos brasileiros. Assim, ele também cria ferramentas e oferece serviços para a população, como o Pix. Porém, existe uma opção da empresa que vem sendo aguardada por muitas pessoas. 

O Sistema Valores a Receber (SVR) é responsável por distribuir para a população, várias quantias de seu direito e que ficaram “esquecidas”. Esse processo está sendo realizado em duas fases este ano. 

Afinal, ainda posso resgatar o dinheiro esquecido no Banco Central? Confira os prazos!
Banco Central já está pagando? – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Banco Central e o SVR

O Banco Central tem como um dos seus serviços o Sistema Valores a Receber. Ele junta valores de diversos fins e que não foram solicitados pela população e paga em uma parcela a quantia. 

Durante este ano, o repasse estava planejado para ocorrer em dois momentos chamados de fases. A primeira delas aconteceu exatamente como o esperado. Contudo, a segunda acabou atrasando bastante. O motivo foi uma greve realizada pelos funcionários da instituição. 

Os funcionários participaram de uma paralisação de três meses para solicitar melhorias. Durante o começo de julho, voltaram ao seus postos de serviço sem conseguir as mudanças pedidas. 

Depois desse momento, o Banco Central não comentou mais sobre as possíveis datas para sacar o dinheiro. Logo, ainda não há uma expectativa para a abertura das consultas do valor. Porém, já é possível saber que nessa fase haverá mudanças. 

Agora, aqueles que tiverem valores a receber poderão realizar a transferência da quantia no momento do saque através do Pix. Antes, esse processo deveria ser agendado. Além disso, a instituição fez uma parceria com diversos bancos brasileiros, podendo oferecer mais taxas para os cidadãos. 

Por esse motivo, quem já recebeu no primeiro momento pode ter direito ao valor agora. Já as pessoas que não tinham nada receberam uma nova chance de consultar e talvez sacar algum valor. 

 

Saiba mais: Já é possível sacar o dinheiro ESQUECIDO do Banco Central? Entenda os prazos

Consultando 

A consulta dos Valores a Receber deverá ser feita especificamente na plataforma do Banco Central. Porém, o link disponível para esse processo leva o interessado a uma página com aviso. Nele, a instituição explica que as consultas estão temporariamente suspensas. 

Assim que a página for disponibilizada, o processo de consulta será bem simples. Porém, é importante lembrar que para isso a pessoa deverá ter uma conta registrada no gov.br. Essa conta deve estar no nível prata ou ouro.

Logo, seguindo esse requisito, o interessados deve acessar o endereço do portal voltado para esse fim do Banco do Brasil em https://valoresareceber.bcb.gov.br/. A consulta poderá ser realizada apenas com o número de CPF do interessado. 

Ao entrar na plataforma com seu dado, já será possível observar se há valores disponíveis e quais as instituições que estão pagando. Tendo interesse em sacar, o processo poderá ser feito de maneira instantânea, como comentado anteriormente. 

Existirão duas opções para os cidadãos. O primeiro botão é “Solicite por aqui”. Nessa opção, o interessado poderá solicitar os valores por Pix em uma conta que esteja cadastrada no seu CPF. Já, se escolher o botão “Solicitar via instituição”, a pessoa entrará em contato com o local que tem valores a pagar. Dessa maneira, é possível combinar qual a melhor forma para o dinheiro ser transferido. 

Veja também: Pix: Banco Central faz anúncio sobre bloqueio de contas e limites, saiba o que pode acontecer