Saiba como consultar se tem DINHEIRO disponível para você apenas usando o CPF

Milhões de brasileiros ainda possuem dinheiro esquecido em conta, mas sequer sabem sobre a existência dos valores, muito menos sobre o processo de resgate.

Com o fim do ano de 2022 batendo na porta, é completamente comum que grande parte das pessoas passe por perrengues financeiros. Isso porque, ao decorrer dos últimos dias do ano, existem algumas datas comemorativas que exigem gastos extras, como por exemplo, o Natal.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que milhões de brasileiros possuem saldo disponível para saque, provenientes do dinheiro esquecido, através do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Isto é, é completamente possível consultar os valores utilizando apenas o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular.

Neste sentido, vale entender qual a origem desse dinheiro, bem como qual o processo para consultá-lo através do CPF.

CPF
Valores a receber / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Dinheiro disponível através do CPF

Como dito anteriormente, milhões de brasileiros possuem saldo disponível para saque, necessitando apenas do resgate dos valores. Para melhor entender, a grande maioria dessas pessoas sequem sabem sobre a existência desses valores.

Esse dinheiro disponível, portanto, é chamado de “dinheiro esquecido. Tratam-se de valores que foram armazenados pelo Banco Central (BC), a instituição financeira responsável por reger a maioria das transações financeiras do país, como por exemplo, o desenvolvimento do PIX.

Neste sentido, esse dinheiro pode ter diversas origens, a depender da situação de cada cidadão. Normalmente, as situações mais comuns que reservam esse saldo, são:

  • Dinheiros deixados em contas que foram encerradas antes do saque dos valores;
  • Saldo proveniente de consórcios e/ou serviços de crédito;
  • Cobranças indevidas;
  • Ação judicial vencida pelo titular.

Isto é, mais especificamente, os valores são provenientes de saldos em que não chegaram até as mãos dos titulares, assim, ficando armazenadas no Banco Central.

De acordo com as informações divulgadas pelo próprio BC, ainda existem cerca de R$ 4 bilhões disponíveis para retirada, bastando apenas que os titulares realizem o saque dos valores.

Veja também: Saque liberado para milhões de TRABALHADORES brasileiros; saiba como resgatar o dinheiro

Como resgatar o dinheiro

Antecipadamente, vale dizer que o dinheiro em questão não está disponível a todo momento. Isto é, no início deste ano de 2022, o Banco Central disponibilizou uma leva de saques dos valores esquecidos. Ou seja, milhões de brasileiros puderão resgatar o saldo disponível nas contas em questão.

Neste sentido, atualmente, o BC está passando por algumas alterações na concessão desse dinheiro. Primeiramente, segundo as informações propostas pela Instituição, agora é possível que outras pessoas, senão os titulares das contas, resgatem o dinheiro.

Melhor dizendo, caso o titular da conta não esteja mais em vida, é possível que os herdeiros resgatem os valores disponíveis. Para que isso seja possível, no entanto, é preciso apresentar a certidão de óbito do titular, juntamente com os documentos que comprovem a qualidade de herdeiro do cidadão que for sacar.

Para que seja possível sacar, portanto, é preciso acessar o site oficial do BC (bcb.gov.br), encontrar a aba de consulta dos valores e digitar os números do CPF do titular. Em seguida, basta seguir as instruções propostas e cadastrar uma conta para resgate do dinheiro.

Contudo, infelzimente, a consulta não está disponível no momento. Isto é, para que seja possível sacar, será preciso aguardar que o BC libere uma nova leva de consultas.

Por fim, a estimativa é que a liberação da próxima leva de consultas não demore muito. Logo, é extremamente importante atentar-se ao site da instituição.

Veja também: Existe RENDA EXTRA segura na internet? Como faço para ganhar dinheiro de forma legal?