DINHEIRO disponível no CARTÃO CIDADÃO: Consulte seu SALDO!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

DINHEIRO disponível no CARTÃO CIDADÃO – Entenda o que é, como funciona e como fazer a consulta do Cartão Cidadão!

Muitas pessoas nem sabem que estão com dinheiro disponível no Cartão Cidadão neste momento. E com todas as dificuldades que estão surgindo agora no mercado de trabalho é importante saber todos os benefícios que estão disponíveis em seu nome. 

Ainda existem muitas dúvidas sobre esse documento que é essencial para milhões de trabalhadores de todo o país. É através dele que muitos acessam serviços trabalhistas e sociais com maior facilidade. 

Confira tudo sobre esse cartão. Entenda como fazer a consulta do seu saldo e saiba como usar ele neste momento. 

DINHEIRO disponível no CARTÃO CIDADÃO
Imagem: Divulgação

O que é Cartão Cidadão

Essa parece uma pergunta simples, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é o Cartão Cidadão. Para saber quem tem direito ao documento é necessário entender exatamente para que ele serve. 

O Cartão Cidadão é um facilitador de acesso para serviços de benefícios trabalhistas e sociais que são distribuídos e podem ser usados através da Caixa Econômica Federal. Em todos os estados brasileiros esse serviço é usado como forma de garantir direitos fundamentais do trabalhador que atua com carteira assinada. 

E como funciona o Cartão Cidadão? Através do cadastro de uma Senha Cidadão (que habilita o documento) os trabalhadores podem receber diversos benefícios e auxílios sociais e trabalhistas pelo cartão. 

Com o dinheiro em conta é possível sacar os valores em caixas eletrônicos, pontos de atendimento da Caixa, casas lotéricas e agências do banco. 

Quem tem direito Cartão Cidadão

Outra dúvida é sobre quem tem direito ao Cartão Cidadão. Resumidamente, todos os trabalhadores com carteira assinada ou solicitantes de benefícios sociais já podem fazer a sua senha. 

Entre os principais benefícios pagos pelo Cartão Cidadão, estão:

  • Abono Salarial; 
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); 
  • Bolsa Família (em alguns casos); 
  • Seguro-Desemprego; 
  • PIS; entre outros. 

Quem já tem conta na Caixa NÃO precisa emitir o Cartão do Cidadão para a receber os benefícios – pode receber diretamente na conta própria.

Consulta Saldo Cartão Cidadão

Outro ponto importante para quem já tem o documento: a consulta de saldo do Cartão Cidadão. Muitas pessoas possuem dúvidas se podem sacar algum valor ou se já contam com o dinheiro na conta. 

Para não precisar ir até uma agência, você pode verificar o saldo a distância. Existem três formas de fazer isso: pelo site da Caixa Econômica Federal ou por meio de telefone (0800 260 207). 

Para consultar saldo do Cartão Cidadão pela internet, siga o passo a passo:

  • Acesse o site do Cartão da Caixa (https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/cidadao/auth?response_type=code&client_id=portal-inter&segmento=CIDADAO01&template=portal&redirect_uri=https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/portal/login); 
  • Entre com o seu CPF ou PIS e depois clique em ‘Não sou robô’; 
  • No cadastramento de senha aceite os termos de compromisso; 
  • Confira o botão ‘Permissão para envio de e-mail’ e verifique sua Caixa de Entrada (ou Lixo Eletrônico/Spam); 
  • No site, clique em ‘Cadastre sua senha Internet’ ou ‘nova senha’; 
  • Clique em confirmar e depois adicione novamente o CPF e senha recém cadastrada; 
  • Acesse o menu via ‘FGTS’ > ‘Extrato’: pronto!

Cartão Cidadão recebe Auxílio Emergencial

Por fim, outra dúvida frequente é: posso receber o Auxílio Emergencial pelo Cartão Cidadão? Existe apenas um cenário em que é possível receber os valores deste benefício pelo seu cartão da Caixa: em caso de beneficiários do Bolsa Família que já recebiam por ele. 

Ou seja, se você recebe o Bolsa Família pelo Cartão Cidadão (o que é muito raro hoje em dia), poderá acessar o seu Auxílio Emergencial por ele. Mas grande parte da população está recebendo o benefício diretamente pelo cartão do programa Bolsa Família diretamente. 

Isso quer dizer que quem não faz parte do programa de renda fixa está recebendo o Auxílio Emergencial pelo Caixa Tem diretamente, não pelo Cartão Cidadão. 

APROVADO! Novo BENEFÍCIO até R$ 1,8 mil: OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO! Veja como RECEBER

 

Leia Também