URGENTE! Você pode estar deixando de ganhar MUITO dinheiro com o PIS/Pasep

De acordo com a Caixa, estas são as últimas horas para o resgate das cotas. Veja quem tem direito e como fazer a consulta online.

Muitos trabalhadores podem ter direito ao PIS/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação Patrimonial do Servidor Público). Mas, não se trata do abono salarial que é pago todos os anos. Na verdade, esse pagamento é destinado a um grupo específico de trabalhadores. Mesmo que a Caixa Econômica Federal tenha anunciado o saque em junho, milhões de pessoas ainda não resgataram o dinheiro.

Vale destacar que cerca de 10 milhões de brasileiros podem resgatar mais de R$ 25 bilhões. A estatal afirmou que apenas 700 mil pessoas fizeram o saque até agora. O problema é que o prazo para tal está se encerrando. Caso passe a data limite, os recursos vão para o Tesouro Nacional. Continue lendo esta matéria para saber quem pode sacar o PIS/Pasep da Caixa. 

com-o-PIS-Pasep-VB
Saiba quem pode receber cotas do PIS/Pasep – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Prazo para resgate das cotas do PIS/Pasep termina neste sábado 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que as cotas do PIS/Pasep não se referem ao abono salarial. Muitas pessoas fazem essa confusão, mas são coisas diferentes. No caso das cotas, é um valor pago pelos empregadores entre as décadas de 1970 e 1980 – tal qual o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) nos dias de hoje. Portanto, para ter acesso às cotas, é necessário ter atuado naquela época. 

Veja quem pode resgatar 

  • Trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram entre os anos de 1971 e 1988. 

Quando o Fundo de Garantia foi criado, o Governo encerrou as cotas do PIS/Pasep. Mesmo assim, muitos brasileiros não resgataram seus dinheiros. Então, a Caixa está liberando o saque neste ano. De acordo com a estatal, a média de saque é de R$ 2,3 mil. O prazo para o resgate termina neste sábado (5 de agosto de 2023). Caso não seja cumprido, não haverá como sacar pela Caixa. 

Se eu não sacar no prazo, perco o dinheiro? 

De acordo com a Caixa, os valores que não forem resgatados vão para o Tesouro Nacional. Assim, para que o trabalhador possa sacar, precisará acionar a Justiça – a não ser que o Governo faça uma nova liberação. 

Veja também: Últimas HORAS para sacar DINHEIRO esquecido do PIS/Pasep; veja quem tem direito

Afinal, como posso fazer o saque? 

Os brasileiros que se enquadram nas condições, podem fazer a consulta e o saque pela internet. Conforme já mencionado, as cotas do PIS/Pasep foram substituídas pelo FGTS. Então, é possível fazer a consulta no aplicativo do Fundo de Garantia. O software pode ser instalado pelos trabalhadores que possuem iPhone e Android. No primeiro caso, basta acessar a Apple Store, enquanto que no segundo, a Google Play Store. 

Por meio do app do FGTS, é possível fazer a consulta se o trabalhador tem direito às cotas. Basta procurar a opção ‘direito a saque’ e escolher o PIS/Pasep. Vale destacar que desde 2020, o fundo das cotas foram transferidas para a Caixa. Antes, a estatal cuidava apenas da iniciativa privada. O setor público era gerenciado pelo Banco do Brasil. 

Site do FGTS: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx

Veja também: ATENÇÃO! Saque-aniversário do FGTS disponível AGORA, mas regras podem ser MODIFICADAS e você precisa ficar sabendo disso