Dinheiro à vista? Beneficiários do INSS recebem notícia MUITO AGUARDADA: retroativos em 2023 e 2024!
Milhões de segurados do INSS podem receber inesperadamente uma alta quantia em conta, proveniente dos retroativos que estão sendo ofertados nesse ano de 2023, e seguirão até o ano de 2024.
Se você é um dos mais de 30 milhões de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) saiba que pode estar prestes a receber uma alta – e inesperada – quantia em conta. Supreendentemente, o valor pode passar de R$ 50 mil.
De forma mais clara, o INSS comunicou aos segurados o início dos pagamentos dos retroativos, que, aliás, estão sendo ofertados nesse ano de 2023 e continuarão em vigor no ano de 2024. Isto é, os valore serão destinados para quem cumprir as condições de recebimento.
É importante ter em mente que muita gente pode ter direito ao saque do INSS, mas sequer faz ideia disso. É por esse motivo que é indispensável entender qual a origem do dinheiro e quem pode, com certeza, contar com o recebimento dos retroativos.

Retroativos do INSS 2023 e 2024 – o que são e quem pode receber?
Todo mundo está ciente que o INSS é um dos órgãos mais populares da atualidade. É através do INSS que torna-se possível garantir diversos repasses mensais, principalmente aqueles das aposentadorias, seguros, auxílios, entre outras formas de apoio financeiro.
Dessa forma, para que seja possível receber qualquer valor do INSS, é preciso contar com contribuições à Previdência Social. Além disso, antes da concessão, o INSS faz uma análise para validar os dados apresentados mediante à solicitação, e somente assim garantir os pagamentos.
No entanto, pode acontecer do INSS contar com falhas nos pedidos de concessão de benefícios. Na maioria das vezes, as falhas mais comuns são:
- Benefício negado sem motivo aparente;
- Benefício concedido, mas com valor insuficiente, ao comparar-se as contribuições do trabalhador;
- Corte de benefício sem motivo aparente;
- Erro na concessão.
Quando alguma dessas situações acontece, portanto, é de total direito do segurado solicitar uma revisão ao INSS. Contudo, quando a situação é mais grave e envolve falhas recorrentes, o melhor caminho é abrir uma ação judicial contra o órgão.
Nesse processo, a justiça irá determinar o que o Instituto precisa fazer em relação ao benefício em questão. Assim, caso a decisão seja a favor do segurado, é dever do INSS realizar o pagamento de todos os valores atrasados, ou seja, os valores correspondem ao tempo em que o segurado deveria estar recebendo, mas não esteve, em razão das falhas descritas.
Veja também: Pagamentos do INSS com corte geral? Saiba tudo sobre o PENTE-FINO!
Quanto e quando os segurados vão receber?
Bem, isso pode variar. De forma mais clara, o valor final vai depender do tipo de processo aberto pelo segurado, além do tempo em que ele ficou sem receber os devidos valores. Contudo, de acordo com as normas atuais, é possível receber até R$ 79 mil.
O valor é extremamente elevado, e cai como um grande alerta para aqueles que têm algum processo ativo contra o INSS. Isso porque muita gente pode ter direito a receber, mas não faz ideia da possibilidade. Aliás, nesse momento, a justiça já autorizou novos retroativos.
Ademais, o processo para saque é um pouco burocrático. Isso porque, como o segurado abriu um processo judicial, ele precisou da ajuda de um advogado. Assim, o advogado deverá entrar em contato com o TRF (Tribunal Regional Federal) local e verificar o calendário de pagamentos, visto que os valores serão propostos através do órgão.
Por fim, a data e o valor dos pagamentos podem depender exclusivamente das situações pontuadas.
Veja também: Lista de doenças que aposentam através do INSS é atualizada: CONFIRA!