Veja como diminuir o valor da FATURA do cartão de CRÉDITO
Saiba como cortar os gastos do cartão de maneira consciente e com base na realidade financeira de cada pessoa. Aprenda as dicas e coloque em prática para evitar o endividamento.
Uma das contas que mais pesa no bolso do brasileiros mensalmente é a da fatura do cartão de crédito, a depender do valor, tendo em vista que o serviço se tornou bastante comum e que representa um enorme risco de endividamento. Isso acontece devido ao fato do crédito rotativo ser um dos mais caros do mercado financeiro.
A estimativa é que existe atualmente um total de 190,8 milhões cartões de crédito no Brasil, uma quantidade bastante superior quando comparada com a população economicamente ativa. Os brasileiros em situação de inadimplência já somam 71,90 milhões de pessoas, boa parte das dívidas em aberto são resultado de atrasos no pagamento da fatura do cartão de crédito.
Atrasar o pagamento da fatura é um dos maiores erros em termos de saúde financeira, os juros são muito altos e comprometem o orçamento gerando o efeito bola de neve, derrubando tudo pela frente. Por isso é tão importante aprender como diminuir o valor da fatura para evitar que ele fique muito alto e a pessoa não consiga pagar.

Tenha uma gestão financeira
Para evitar chegar ao ponto de ter uma fatura tão alta que se torna impossível pagar, o ideal é diminuir o valor total o quanto antes. Neste processo, é necessário fazer alguns cortes inevitáveis como estratégia para ter um maior controle financeiro. O primeiro passo é a organização para alinhar a renda com os gastos, de forma que o valor que ganha não pode ser menor do que as despesas que possui.
É preciso entender quais são as prioridades, deixar os valores reservados para tudo aquilo que é mais importante e uma reserva de emergência. Uma outra dica é distribuir os valores como forma de construir reservas e investimentos, destinando 20% do salário para isto, por exemplo.
Separe os gastos por categorias, dessa forma ficará mais claro de entender como o dinheiro está sendo utilizado. Uma sugestão é destinar 30% para as despesas variáveis, como lazer, beleza e situações de emergência. Os 50% restantes ficariam separados para as despesas fixas que são indispensáveis, o que também inclui o valor da fatura do cartão de crédito.
Veja também: CURIOSIDADE: é completamente possível GANHAR DINHEIRO com o seu cartão de crédito, saiba como!
Dicas para diminuir o valor da fatura do cartão
Ao comprar no cartão de crédito deve-se considerar o valor total e o valor das parcelas, para saber por quanto tempo irá ter que pagar a quantia e se cabe no orçamento mensal. Acompanhe a evolução da fatura antes do fechamento, para saber quanto está dando e quais gastos podem ser cortados.
Para que o cartão de crédito não se torne um problema, evite armadilhas e maximize o uso dele. Isto significa manter o limite do cartão em até 50% da sua renda, para evitar gastos desnecessários e acima do que pode pagar. Além disso, aproveite as vantagens e benefícios de forma consciente, usando cashback, programa de pontos e descontos.
Evite ao máximo o parcelamento da fatura ou o pagamento apenas do valor mínimo, fazer isto acaba levando aos juros, que consequentemente podem causar um endividamento. Se tiver com dificuldades para pagar a fatura, busque outras fontes de dinheiro que tenham taxas de juros mais baixas.
Veja também: Ter dívidas no cartão de crédito faz com que meu Score no Serasa DIMINUA?