Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu 2019

Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu 2019 – Confira a explicação e esteja ciente de cada uma destas notas!

Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu 2019 – Você ainda tem dúvidas sobre estas notas? Acompanhe a matéria!

As inscrições para o Sisu do Primeiro semestre de 2019 já vão começar e muitas pessoas irão realizar a inscrição com suas notas do Enem, mas o sistema não dos mais simples, isso acaba criando algumas dúvidas, como por exemplo qual a Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu 2019?

Esta diferença se dá da seguinte forma, ela depende do desempenho no Enem dos estudantes que estão disputando a vaga em questão e a nota mínima fixada pela própria universidade.

Continue acompanhando a matéria e fique sabendo mais detalhes sobre cada uma delas.

Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu 2019
Foto: Divulgação

Nota Mínima do Sisu 2019

Algumas instituições de ensino superior exigem que o estudante alcance um desempenho mínimo em sua média geral do Enem e também em determinadas áreas e conhecimento específico. Isso é definido como a Nota Mínima do Sisu 2019.

Por exemplo, para que o estudante possa disputar uma vaga no curso de Engenharia Ambiental na USP através do Sisu no ano anterior, ele precisaria obter no mínimo 750 em matemática e suas tecnologias, 650 em Ciências da Natureza, 600 em Redação, 600 em Ciências Humanas e suas Tecnologias e 600 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, na prova do Enem.

Nota Mínima do Sisu 2019
Foto: Divulgação

Portanto, neste exemplo destacado, estas eram as notas mínimas que foram determinadas pela USP para que os estudantes pudessem se inscrever no curso de Engenharia Ambiental, quem obteve alguma nota inferior a estas não conseguiu realizar sua inscrição para este curso.

E a UFRJ, somente definiu nota mínima para a redação, que foi 300 pontos, o estudante que tivesse uma nota menor que isso não pode se inscrever em nenhum curso da universidade. Para as outras áreas era preciso apenas não zerar.

Veja também como utilizar o Simulador SISU 2019!

Nota de corte Sisu 2019

A Nota de corte Sisu 2019 não é fixada pela instituição de ensino, ela é a nota do último candidato a obter uma das vaga para determinado curso.

Nota de corte Sisu 2019
Foto: Divulgação

Veja o exemplo: Se um curso possui 20 vagas, a nota de corte é a nota do vigésimo colocado, portanto, é a menor nota possível para estar dentre os selecionados do curso. Ou seja, quanto melhor for a nota do Enem dos candidatos que estiverem concorrendo aquela vaga, mais alta será a nota de corte do curso.

Ela está sempre em constante mudança, ela muda a cada candidato inscrito, e ela só será definida após todos os candidatos terminarem suas inscrições. Isso porque quando alguém se inscreve com uma nota mais alta, automaticamente altera a nota de corte.

Para maiores informações visite o site oficial do Sisu: http://sisu.mec.gov.br

 

Leia Também