Enem Digital 2020 ou Impresso: Qual escolher?



Enem Digital 2020 ou Impresso – Muitas pessoas estão em dúvida sobre a principal prova do país: saiba mais!

Todos os brasileiros e brasileiras assim como pessoas de todas as regiões do mundo estão passando por uma fase de adaptação. Com a pandemia do novo coronavírus muitos estão sem trabalhar ou sem ter aulas presenciais. No meio disso tudo, muitos jovens e adultos  querem saber a diferença do Enem Digital e Impresso. 

O Exame Nacional do Ensino Médio ainda é a principal porta de entrada para universidades e faculdade públicas de todo o Brasil. Por isso algumas dúvidas estão surgindo por parte de quem não acha sabe ainda se vale a pena fazer o exame no novo formato ou no tradicional.  

Confira a seguir mais detalhes sobre essa discussão e entenda qual é a melhor opção para você. Fique ligado e saiba quais são as datas finais para inscrever-se na prova. 

Enem Digital 2020 ou Impresso
Imagem: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo

Enem Digital ou Impresso

Antes de mais nada: Enem Digital ou Impresso? Essa é a principal pergunta sendo feita principalmente por quem nunca participou de nenhuma edição da prova que é a principal forma de conseguir vaga no ensino superior brasileiro. 

É importante lembrar que essa discussão ganha proporções ainda maiores já que estamos passando por um momento sensível. A pandemia do novo coronavírus faz com que muitos tenham dúvidas sobre a necessidade da aplicação do exame. Mas vamos falar sobre isso com mais detalhes mais adiante. 

A principal discussão neste momento é: Enem Digital é melhor do que impresso? Qual é a melhor opção para mim? A primeira coisa que você precisa saber é que não existem muitas mudanças entre uma e outra aplicação. 

Qual a Diferença do Enem Impresso e Digital

Mas então qual a diferença do Enem impresso e digital? Não existe nenhuma diferença no que diz respeito à composição da prova. Ou seja, o número de questões, matérias e o tempo de prova será exatamente o mesmo. 

O que alguns especialistas apontam como a vantagem do Enem Digital é que o formato é mais adaptado para um público “jovem”. Como assim? O candidato que vai fazer essa modalidade irá responder as 180 questões apenas pelo computador, ou seja, em uma mídia que está acostumado no dia a dia. 

A única grande diferença será, portanto, que nesse último caso os alunos vão fazer o exame em laboratórios de informática de várias universidades. Mas as questões e o número de disciplinas será exatamente igual. 

Confira mais detalhes e saiba como vai ser o Enem Digital 2020!

Cronograma do Enem 2020

  • Pedidos de isenção de taxa: O prazo para pedir a isenção da taxa já foi encerrado. O Inep anunciou, no entanto, que irá garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que cumprirem os requisitos;
  • Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril;
  • Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência: 24 de abril;
  • Inscrições para o Enem 2020: 11 a 22 de maio;
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio;
  • Divulgação do cartão de confirmação da inscrição: outubro de 2020;
  • Enem impresso: 1º e 8 de novembro;
  • Publicação dos gabaritos do Enem impresso: 11 de novembro;
  • Enem digital: 22 e 29 de novembro;
  • Publicação dos gabaritos do Enem digital: 2 de dezembro;
  • Resultados individuais: janeiro de 2021;
  • Inscrições Enem 2020

É importante também lembrar que já começaram as inscrições do Enem 2020. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou os primeiros números sobre o processo que teve início neste dia 11 de maio. 

Segundo o instituto, nas primeiras 8 horas de abertura da inscrição do Enem foram mais de 1 milhão de pessoas fazendo o cadastro. Essa é uma notícia que pegou de surpresa muitas pessoas que acreditavam que o exame teria menor adesão neste ano. 

De acordo com o Inep, os dados das 18h da segunda-feira (11) mostrava um total de 1.013.345 inscrições feitas. Deste total mais de 930 mil era para a prova tradicional e outras 75 mil era para a prova digital. 

O prazo para a inscrição no Enem 2020 ficou para às 23h59 do dia 22 de maio. Todos os interessados podem inscrever-se diretamente pelo site (no fim do texto). 

Por que querem Cancelar o Enem 2020

Por fim, muitas pessoas estão com essa dúvida: por que querem cancelar o Enem 2020? Muitos estão comentando de forma crítica a decisão do Ministério da Educação (MEC) de fazer o exame normalmente mesmo na situação que muitos estão passando. 

Acontece que milhões de estudantes da rede pública de ensino estão com as aulas paradas. Alunos da rede particular também estão sem ter aulas, mas especialistas dizem que a diferença é muito grande entre a estrutura disponível para um estudante em situação vulnerável e alguém que possui o privilégio de estudar em casa. 

Muitos jovens e crianças não podem estudar para o Enem 2020 em casa já que sequer possuem uma internet de qualidade e um computador em casa. Ou seja, a aplicação da prova ia fazer com que eles não tivessem as mesmas chances que alguém que pode fazer aulas online e está se preparando mesmo que em casa. 

De acordo com o atual ministro da Educação, não é possível perder uma leva inteira de profissionais sem fazer o exame por um ano. Muitas pessoas criticam a postura dele já que a prova teria uma aplicação desigual neste momento.

Para fazer a inscrição no Enem 2020 acesse o site: https://enem.inep.gov.br/participante

 

Leia Também