Dicas Para Passar em Concurso

Equipe de RedaçãoEquipe de Redação
Atualizado Hoje!

10 Dicas Para Passar em Concurso – Confira as melhores dicas para realizar sua Prova com Sucesso!

Confira dicas para passar nas matérias mais difíceis em concursos públicos

Os concursos públicos viraram uma excelente opção para milhares de brasileiros que estão procurando estabilidade e bons salários no mercado. Nem sempre é fácil garantir uma vaga e é necessário muito tempo de organização na rotina e nos estudos. Sabendo disso, selecionamos 10 dicas para passar em concurso que poderão ajudar nesse processo.

Dicas Para Passar em Concurso

O mais importante, antes de aprofundarmos nas dicas, é deixar claro que não existe um limite específico ou um tempo mínimo de horas que o aluno deve estudar. Todos devem respeitar sua própria rotina e seu ritmo.

Sabendo disso, selecionamos alguns macetes e adaptações que podem fazer toda a diferença. Para facilitar, dividimos elas em dois pequenos grupos: dicas de organização e dicas de estudos. Através delas já é possível começar a melhorar o seu dia a dia e adaptar-se para uma possível maratona de concursos.

Veja abaixo alguns macetes sempre lembrados por professores e especialistas da área. Confira!

10 Dicas Para Passar em Concurso

Dicas para passar em concurso

Para começar a trazer as dicas para passar em concurso selecionamos as melhores adaptações de rotina para quem quer ter os melhores resultados no tempo mais hábil possível. Confira as principais dicas de organização para concursos:

  • 1ª dica: Não limite o seu tempo

Não existe um número certo de horas para estudar, independente do concurso que está visando uma vaga. O tempo de estudo para concurso irá variar de acordo com a sua rotina e de quais são as suas obrigações.

  • 2ª dica: Vá além das aulas

É sempre importante estudar além das aulas que fazem parte do seu preparo – caso assista aula de forma presencial ou online. É assim que você conseguirá obter novos conhecimentos, sedimentando aquilo que aprendeu na sala de aula com a sua própria visão do conteúdo.

  • 3ª dica: Planejamento

Essa é uma palavra essencial para quem quer garantir uma vaga. O planejamento de estudos é importantíssimo para quem quer melhorar os resultados. Planeje sempre seus horários e as matérias que irá estudar.

  • 4ª dica: Mantenha um ritmo de atleta

É importante pensar na analogia de um atleta que está começando. Todos os interessados em buscar uma oportunidade dentro de um concurso público devem começar com pouco tempo e ir aumentando aos poucos – como faria um velocista, por exemplo.

  • 5ª dica: Descanso é essencial

Ainda aproveitando o exemplo do atleta: o descanso é mais importante do que a rotina diária. É importante reservar ao menos um dia por semana (ou alguma parte de um desses dias) para o descanso e o lazer. Isso melhorará sua saúde e ajudará.

Agora confira dicas de estudo essenciais!

  • 6ª dica: Não estude as matérias separadamente

No momento de organizar seu plano de estudos, tente evitar estudar apenas uma matérias isolada. É importante estudar todo o grupo de matérias de maneira paralela – para que seu cérebro se adapte às diferentes informações.

  • 7ª dica: Comece pelo básico

Por mais básica que pareça essa dica, ela é muito importante: comece sempre estudando pelas matérias consideradas mais básicas na sua área de atuação. Essas disciplinas deverão ser aprendidas detalhadamente primeiro.

  • 8ª dica: Pense no seu ritmo

Todos possuem um horário onde o rendimento aumenta em relação a outros. Use esse horário que você reconhece como de maior facilidade para estudar as piores matérias. Selecione os dias da semana e horários que você rende melhor para isso.

  • 9ª dica: Exatas e humanas alternadamente

Não mantenha seu cérebro estudando apenas uma área por muito tempo. É importante alternar entre exatas e matérias de leitura – caso hajam essas disciplinas no seu concurso. Isso vai fazer com que o seu desempenho melhore consideravelmente.

  • 10ª dica: Muita calma!

É bem provável que você tenha de lidar com disciplinas que nunca viu antes. Isso é normal! Você deve estudar diversas áreas que talvez ainda não tenha tido nenhum contato. Mas seguindo todas as dicas anteriores, essa adaptação será tranquila.

Faça tudo com muita calma e boas provas!

 

Leia Também