Especialistas dão dicas FUNDAMENTAIS para o segundo dia de prova do Enem; confira

Segundo dia do Enem tem provas muito importantes para os estudantes brasileiros! Confira as melhores dicas para se destacar no exame.

Com a aplicação das primeiras provas do Enem no último domingo (5 de novembro), estudantes do Brasil inteiro aguardam ansiosamente o segundo dia de avaliações! Como as provas serão realizadas no próximo fim de semana, os participantes ainda têm alguns dias para revisar os conteúdos estudados, expandir o repertório e se preparar para o exame. Sendo assim, quais são as melhores dicas dos especialistas em educação e ensino?

De antemão, podemos dizer que o segundo dia de provas do Enem é tão importante quanto o primeiro. Afinal, quando um aluno deixa de fazer as avaliações finais do Exame Nacional do Ensino Médio, perde a possibilidade de participar de vários programas de incentivo estudantil, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Com isso em mente, veja abaixo como se preparar para o segundo dia do Enem!

Confira dicas para o segundo dia de prova do Enem! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Confira dicas para o segundo dia de prova do Enem! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que cai no segundo dia de provas do Enem?

Antes de falar sobre as principais dicas que você deve seguir para garantir um bom desempenho no segundo dia do Enem, é importante lembrar quais matérias são cobradas nas provas finais do Exame Nacional do Ensino Médio.

No último domingo (5 de novembro), no primeiro dia do Enem, os estudantes fizeram as provas de Ciências Humanas (com 45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (com 45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) – além da redação.

Neste ano, o tema da redação do Enem foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Já no segundo dia do Enem, no próximo domingo (12 de novembro), os participantes farão as avaliações de Ciências da Natureza (com 45 questões de biologia, química e física) e Matemática (com 45 questões aritméticas).

Portanto, no segundo dia do Enem, todas as questões serão objetivas (de marcar). Confira abaixo as melhores dicas para se preparar para as provas!

Veja também: ENEM será cancelado após vazamento da prova? Confira decisão!

ESTES conteúdos podem cair na prova de Matemática

Se o seu objetivo é garantir um ótimo desempenho no Enem 2023, é importantíssimo conhecer os conteúdos que podem ser cobrados nas provas!

O Ministério da Educação não disponibiliza uma lista oficial de competências para cada temática, mas especialistas em educação já elencam assuntos que têm tudo para cair nas avaliações de Ciências da Natureza e Matemática.

De acordo com o professor João Paulo de Oliveira, do Colégio Sesi, as avaliações de Matemática do Enem se destacam por questões equilibradas em relação ao nível de dificuldade. Em termos mais práticos, a prova pode contar com perguntas fáceis, intermediárias e difíceis.

Sendo assim, quais conteúdos devem ser cobrados na prova de Matemática do Enem 2023? Abaixo, você pode conferir os principais exemplos:

  • Análise de gráficos;
  • Razões e proporções;
  • Relações entre grandezas;
  • Geometria plana e espacial;
  • Análise combinatória e funções.

“No ano passado, não tivemos questões sobre logaritmos, sendo assim, uma ótima aposta para a prova deste ano. A dica principal sobre logaritmos é conhecer as principais propriedades dessa ferramenta, como o produto e divisão entre valores de logaritmos”, explica o professor.

Organize-se para fazer a prova

Como citamos no item anterior, as questões de Matemática do Enem 2023 podem ter vários níveis de dificuldade. Desse modo, na visão de especialistas em educação, um bom macete que os estudantes podem seguir é começar pelas perguntas consideradas mais fáceis.

A partir daí, os alunos poderão garantir acertos nestas questões, e reservar um maior período de tempo para responder às perguntas mais complexas, que envolvem cálculos mais complicados e análises aprofundadas.

“A leitura adequada, sublinhando as principais informações, pode evitar a marcação de itens errados da resposta. Ter a clara leitura do comando da questão, ou seja, ‘o que ela quer saber?’, é o principal para nortear o pensamento da resolução”, recomenda o professor do Colégio Sesi.

Atenção! É importante lembrar que, como o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para definir a nota dos participantes, o acerto em questões consideradas mais difíceis pode resultar em uma pontuação mais alta na nota final.

Por isso, mesmo na hora de “chutar”, vale a pena analisar com muita atenção todas as alternativas. Dessa forma, você terá mais chances de acertar.

“Pensando nos momentos finais da prova, talvez, um ‘chute certeiro’ pode ser dado analisando os dados oferecidos e as opções de respostas tendo em mente ‘quais destes valores não fazem muito sentido neste contexto?’. A partir daí, é possível eliminar algumas opções e aumentar as chances de acertos em questões mais valiosas”, completa Oliveira.

E para as provas de Ciências da Natureza? Quais são as dicas?

O segundo dia de provas do Enem não conta apenas com questões de Matemática, mas também com avaliações de Ciências da Natureza (física, química e biologia).

De acordo com Maurício Bisetto, também professor do Colégio Sesi, as provas de Ciências da Natureza costumam abordar conceitos interdisciplinares que exercem grande influência sobre a perspectiva atual da sociedade – como desenvolvimento sustentável, ecologia, proteção ao meio-ambiente e mudanças climáticas.

“Os alunos devem estar preparados para responder a questões relacionadas a problemas ambientais e conceitos de sustentabilidade. Outra tendência é na parte de imunologia. Vacinas e doenças como a Covid-19 sempre estão presentes nas questões de Ciências da Natureza ou até mesmo na redação. Ter conhecimento dessa área pode fazer um grande diferencial na nota”, explica o especialista.

Mais uma vez, é importantíssimo analisar as questões com muita atenção, e começar pelas perguntas mais fáceis. Sob o mesmo ponto de vista, vale a pena reservar mais tempo para ler cuidadosamente os textos e enunciados das questões.

Veja também: Alunos que perderam o Enem poderão REFAZER a prova; saiba mais

O que vai cair nas provas de Ciências da Natureza no segundo dia do Enem?

Por fim, para deixar tudo mais prático, mostramos abaixo os principais temas que devem cair nas provas de Ciências da Natureza no segundo dia do Enem 2023. Veja abaixo a lista completa e atualizada:

  • Biologia: Ecologia (ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas, conservação ambiental), Genética (hereditariedade, DNA, RNA e genoma), Evolução (teoria e seleção natural), Biotecnologia (clonagem, engenharia genética);
  • Física: Leis de Newton, energia cinética e potencial, termodinâmica, eletricidade, magnetismo, circuitos elétricos, óptica (reflexão, refração e lentes);
  • Química: Química Orgânica, química inorgânica, estequiometria (cálculos de massas e reações químicas), cinética química (velocidade de reações), sustentabilidade e meio ambiente.