ENEM 2023 acontece em 4 meses; veja como montar um cronograma de estudos

Os estudantes brasileiros devem atentar-se às informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, tendo em vista a importância da nota para garantir uma vaga na universidade.

Como é de conhecimento geral, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é responsável por garantir milhares de vagas semestrais para os estudantes interessados em diversos cursos superiores ofertados através das universidades públicas do país.

De forma mais clara, é através da nota obtida no ENEM que o estudante pode obter a aprovação no SISU (Sistema de Seleção Unificada), ou mesmo tentar o FIES (Financiamento Estudantil), assim como arriscar a possibilidade de bolsas de estudo pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

Levando isso em conta, é completamente comum que os estudantes sintam-se extremamente e constantemente ansiosos para a realização das provas anuais. Pensando exatamente nisso, separamos diversas dicas que podem ser extremamente úteis na hora de estudar para o ENEM, garantindo um bom resultado. Logo, vale conferir cada uma delas.

ENEM
Tudo sobre o exame anual / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira o calendário completo do ENEM 2023 e prepare-se!

Antes de mais nada, é indispensável que todos os estudantes tenham em mente o calendário oficial do ENEM 2023. Isso porque, como acontece todo ano, é comum que diversas pessoas percam o prazo para a prova e deixem de garantir uma vaga em uma das mais diversas universidades públicas do país.

De acordo com o Ministério da Educação, o MEC, e com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o cronograma oficial das provas em 2023 segue as seguintes datas:

  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro;
  • Disponibilização dos gabaritos: 24 de novembro;
  • Resultados finais: 16 de janeiro de 2024.

As provas acontecem em dois finais de semanas distintos, tendo como objetivo justamente garantir um tempo a mais de descanso para o estudante.

Veja também: SEBRAE: bolsa de estudos com auxílio de R$ 6,5 MIL, confira os requisitos para receber

Aprenda a elaborar um bom cronograma de estudos

Conseguinte às informações apresentadas, como dito de forma breve, é completamente comum que os estudantes fiquem extremamente ansiosos para a chegada das provas do ENEM. Assim sendo, aqueles que desejam preparar-se para as provas podem contar com algumas dicas básicas para que seja possível montar um bom e útil cronograma de estudos.

Primeiramente, é indispensável pontuar que todo estudante deve respeitar seu limite. Isto é, de nada adianta estudar 10h por dia se o seu cérebro não será capaz de absorver. Aliás, um método de estudo chamado “Pomodoro” está sendo muito utilizado, e consiste em:

  • Estudar pelo período de 25 minutos;
  • Dar pausas de 5 minutos.
  • Estudar por mais 25 minutos;
  • E assim sucessivamente.

É claro que esse tempo pode ser completamente adaptável, a depender exclusivamente da rotina de cada um. Além disso, é importante dizer que a “decoreba” também não leva a lugar nenhum. É importante separar horas diferentes para cada matéria, seguindo uma ordem de prioridade, como por exemplo:

  • Alunos com mais dificuldade em matemática devem estudar a matéria por mais tempo;
  • Alunos com mais dificuldade em português devem estudar a matéria por mais tempo.

Agora, em relação à tão temida redação, a maior dica é: use coisas do seu cotidiano! Muita gente tenta decorar frases, citações e momentos históricos que poderão ser relevantes de acordo com o tema abordado. No entanto, citar filmes, séries, desenhos, músicas, entre outras coisas, também pode ser extremamente útil, afinal, o objetivo é demonstrar conhecimento sobre o tema.

Por fim, algumas dicas extras são:

  • Durma, pelo menos, entre 6 e 8 horas por noite;
  • Coma alimentos saudáveis para garantir um bom rendimento nos estudos;
  • Beba bastante água;
  • Não estude mais que 5 horas por dia;
  • Tenha momentos de lazer;
  • Quando for estudar, destine sua atenção apenas para o conteúdo, sem celular e demais aparelhos eletrônicos.

Veja também: Nova convocação do Governo Federal para inscritos no CADÚNICO