Dicas INFALÍVEIS para antecipar a aposentadoria: você não vai acreditar

As pessoas que desejarem se aposentar pelo INSS antes do tempo previsto precisam estar atento a algumas questões. Confira as principais dicas para solicitar a antecipação do benefício!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se caracteriza como uma autarquia do governo federal brasilerio que atua em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência, que por sua vez recebe as contribuições mensais que são feitas pelos trabalhadores, isso para que seja possível manter o Regime Geral da Previdência Social em funcionamento. 

Já a Previdência Social realiza a distribuição dos pagamentos dos benefícios que são oferecidos pelo INSS para os seus segurados, como é o caso da pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, aposentadorias e ainda os benefícios que fazem parte do núcleo das Atividades Exclusivas de Estado. 

Para quem está pensando em se aposentar em breve, existem algumas dicas  que podem ser bastante úteis. Confira quais são as principais estratégias para obter o benefício sem dor de cabeça a seguir!

Dicas para antecipar o pagamento da sua aposentadoria. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona a antecipação da aposentadoria?

Muita gente não sabe, mas existe a possibilidade de antecipar a aposentadoria. No entanto, é importante estar atento a algumas questões e também analisar se a antecipação compensa ou não no seu caso. A aposentadoria é concedida pela autarquia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para os trabalhadores que já obtiveram determinado período de atuação profissional. 

Vale ressaltar que para ter acesso ao benefício em questão, é necessário ter, por exemplo, um tempo de contribuição mínima com o INSS e também se encaixar em uma faixa etária determinada. Porém, como foi citado, em alguns casos também é possível optar pela antecipação, sem a necessidade de cumprir o tempo previsto pela autarquia. 

Antes de decidir se aposentar, em primeiro lugar, é necessário que, talvez, isso tenha um certo custo financeiro. Ademais, poderá ser preciso ainda contratar um profissional especializado neste tipo de serviço. 

Confira também: NOTÍCIA INACREDITÁVEL: pagamento do INSS liberado até para quem não é aposentado, confira os detalhes

Dicas para antecipar o pagamento da sua aposentadoria do INSS

Se você quer solicitar o adiantamento do benefício e não sabe como fazer isso, entenda alguma das possibilidades para realizar o procedimento a seguir:

Contribuição Voluntária 

Esse modelo é destinado para as pessoas que não têm tempo de contribuição ou idade mínima para ter acesso a aposentadoria. Atualmente a contribuição do INSS se encontra em 7,5% sobre o valor do salário. Assim, quando você faz pagamentos maiores que esse percentual, é possível se aposentar mais cedo e ainda ter acesso ao piso salarial garantido pela autarquia. 

Para ter acesso a esse modelo, é necessário entrar em contato com uma Agência do INSS próxima a você. 

Investimentos 

Essa opção é para aqueles que possuem dinheiro guardado e desejam se aposentar com tranquilidade. Para adiantar a aposentadoria nesse caso, é necessário pegar o valor que possui e realizar um investimento de longo prazo. Um exemplo disso são os fundos de investimento ou então a previdência privada. 

Nesse caso, a vantagem é que existe a possibilidade de se aposentar com um salário acima do piso nacional. 

Saiba mais: Dinheiro à vista? Beneficiários do INSS recebem notícia MUITO AGUARDADA: retroativos em 2023 e 2024!