7 dicas ESSENCIAIS que vão te fazer ARRASAR no ENEM 2023; prepare-se para o exame!

Coloque as sugestões em prática para ter um bom desempenho nas provas, foque naquilo que é mais importante e que precisa de aperfeiçoamento.

Está chegando o momento mais aguardado do ano por muitos estudantes brasileiros que estão em busca de ingressar no ensino superior, trata-se do Enem. As notas obtidas nas provas são utilizadas pelas principais faculdades e universidades de todo o país e também são aplicadas em programas educacionais, daí a importância de conferir as dicas para arrasar no Enem.

O sucesso nas provas dos dois domingos depende de uma série de fatores, sendo que o principal deles é a preparação. Conhecer o formato do Enem, quais os assuntos que costumam ser abordados, o que é cobrado, o tempo de resposta em cada questão e manter o equilíbrio entre os estudos e o descanso fazem a diferença.

Faltam somente dois meses para o Enem, mas ainda dá tempo de colocar algumas dicas em prática em busca de um bom desempenho. A seguir vamos conferir o que os candidatos podem fazer neste momento decisivo, com orientações de professores que preparam seus alunos há anos para o exame e os vestibulares.

7 dicas ESSENCIAIS que vão te fazer ARRASAR no ENEM 2023; prepare-se para o exame!
Aplique as dicas com base na sua realidade. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba como arrasar no Enem com dicas de professores

1. Tenha metas alcançáveis

Para ter força de vontade e clareza diante dos momentos mais difíceis para continuar estudando, a dica é traçar metas e objetivos com base na realidade. É isso que vai nortear o seu plano de estudos, que deve ser dividido em etapas para que seja possível observar o progresso e comemorar as pequenas conquistas

2. Crie uma rotina

A rotina de estudos precisa ser personalizada com base naquilo que funciona para você, de modo que exista flexibilidade para se adaptar aos interesses, habilidades e demais atividades do dia a dia. Identifique os horários e os locais que você consegue ter uma melhor e maior produtividade e equilibre o tempo de estudo com pausas para descansar e relaxar.

3. Estabeleça recompensas para as conquistas

Tão importante quanto ter metas é estabelecer recompensas para as conquistas. É um estímulo para continuar estudando e buscando seus objetivos. Um exemplo é responder um simulado do Enem e depois se recompensar assistindo um filme ou episódio de série.

Veja também: Estes 5 temas podem CAIR na redação do ENEM 2023: saiba do que se tratam!

Coisas que fazem a diferença na preparação para a prova

4. Reforce a motivação

Estudar para o Enem não precisa ser algo chato e cansativo, com motivação e disciplina o processo pode ser prazeroso. Lembre-se da razão de você estar se dedicando aos estudos, dos seus objetivos e do impacto na sua vida futura.

5.  Tenha fontes de inspiração

Busque pessoas com histórias parecidas com a sua, de forma que possam ser uma fonte de inspiração para que você perceba que é possível chegar aonde deseja.

6. Não se compare

Ao mesmo tempo que é importante ter inspiração, também é essencial não se comparar com os outros. A comparação acaba criando uma concorrência com colegas que não faz bem, concentre-se na sua jornada, com suas metas e desafios particulares.

7. Tenha suporte emocional

É preciso cuidar da parte emocional e mental para aguentar toda a pressão que envolve o Enem. Fale abertamente sobre o processo de desafios, conquistas e preparo para as provas.

Veja também: 14 atualidades que podem CAIR na prova do ENEM 2023: prepare-se!