Devo pedir ou não a correção do FGTS em 2021? Especialista orienta trabalhador – Veja o que pode ser feito, quais documentos necessários e mais

Atualizado Hoje!

Devo pedir ou não a correção do FGTS em 2021? Descubra se vale a pena entrar com ação individual ou coletiva para obter os seus valores!

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou o julgamento da correção do FGTS em 2021. Por isso muitas pessoas agora estão com a mesma dúvida: devo pedir ou não essa correção neste momento?

Entenda o que especialistas em previdência estão indicando agora. Saiba qual é o melhor cenário para você e entenda qual é a melhor opção para conseguir ter o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. 

Devo pedir ou não a correção do FGTS em 2021?
Imagem: Divulgação

STF adia julgamento FGTS 

Vamos começar explicando a situação para quem está pensando em solicitar os valores. Recentemente o STF adiou o julgamento da correção do FGTS que aconteceria no dia 13 de maio e agora não possui nova data. 

O julgamento iria definir qual seria a forma de correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Nesse momento, a correção é feita através de Taxa Referencial (TR) que é sempre fixada pelo Banco Central. 

O problema é que o próprio STF já definiu – em processos diferentes – que esse índice não está de acordo com a real inflação do país. Resumidamente, a correção do FGTS atual pode causar perdas de valores aos trabalhadores. 

Vale a pena pedir correção do FGTS 2021

A questão é: vale a pena pedir correção do FGTS em 2021? A questão toda passa pelo fato de que a Caixa Econômica Federal não quer trocar o índice de correção monetária e afirma que a aplicação da taxa não é uma escolha da instituição. 

Por isso, de acordo com especialistas, quem não entrar com processo de correção do FGTS não vai receber. Essa é a opinião de Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência, ouvido em matéria do G1. 

De acordo com ele, o adiamento do julgamento da correção do FGTS causa muitas dúvidas, mas isso é frequente no judiciário. Sobre a dúvida se vale a pena entrar com processo antes ou depois do julgamento, essa é uma questão estratégica. 

A principal dica de especialistas é que você não faça nada disso sozinho! Defina com um advogado previdenciário todos os detalhes do que você vai fazer sobre essa correção – se você tem direito. 

Como receber a correção do FGTS 

Quem ainda está com dúvidas sobre como receber a correção do FGTS precisa ficar atento já que existem diferentes maneiras de fazer isso. São duas opções que estão sendo utilizadas como estratégia: ação individual ou coletiva. 

Alguns órgãos  de classe estão se organizando e fazendo ação coletiva para correção do FGTS em 2021. Isso é feito através de Ação Civil Pública (ACP) que já foi ajuizada pela Defensoria Pública. 

Quem ainda não sabe como entrar com processo para correção do FGTS, são duas opções individuais: por intermédio de advogado ou sozinho no Juizado Especial Federal. A recomendação de especialistas é a primeira opção, com ajuda profissional. 

Data de julgamento da correção do FGTS

Por fim, é importante lembrar que o julgamento da correção do FGTS ainda não tem data definida. Pela pressão de muitas pessoas que estão entrando com ação e querem uma definição, é possível que a votação aconteça em breve. 

A votação da correção do FGTS deve acontecer ainda neste primeiro semestre de 2021. Assim que forem divulgadas novas informações, vamos trazer em primeira mão. 

Programa Micro Finanças Caixa Tem: Pagamentos de R$ 500 a R$ 2 mil para mais de 10 milhões de brasileiros!

Publicado em: FGTS
 

Leia Também