Descubra QUAIS benefícios do CadÚnico que você pode receber
Conheça a lista de benefícios do CadÚnico onde as pessoas que estão inscritas podem receber
O CadÚnico é um grande banco de dados criado para reunir as informações de todas as famílias que estão inscritas nos programas sociais do governo.
Esse banco de dados é administrado pelo governo federal, governos estaduais e as prefeituras dos municípios. Ele é um serviço utilizado pelas três esferas, para auxiliar tudo aquilo que o governo federal visa implantar e acompanhar sobre os programas sociais disponíveis à população.

Lista de benefícios do CadÚnico
O poder executivo ao criar os programas sociais, se baseia nas necessidades que as famílias inscritas apresentam. É por isso que existe um sistema para identificar as famílias que precisam receber os benefícios sociais.
Esse sistema é o CadÚnico, que atualmente armazena os dados de todos os beneficiários do Bolsa Família e dos demais programas sociais. Entre eles estão:
- Programa Bolsa Família;
- Programa Auxílio Gás dos Brasileiros (Vale-Gás);
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- ID Jovem;
- Carteira do Idoso;
- Programa Minha Casa Minha Vida;
- Telefone Popular;
- Programa Bolsa Verde;
- Isenção na inscrição para o ENEM;
- Programa Água Para Todos;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Acima estão os principais benefícios que as famílias inscritas no CadÚnico participam e cada programa possui suas próprias regras, e para usufruir dos benefícios é preciso atender aos requisitos exigidos pelo governo.
O banco de dados também é utilizado pelas prefeituras e pelos governos estaduais, uma vez que existem benefícios que foram criados para as cidades ou estados e que não estão nesta lista. Portanto, há programas específicos que só podem ser recebidos por pessoas que moram em determinados locais.
Veja também: Seu CadÚnico pode estar IRREGULAR: confira os documentos necessários para ATUALIZAR seu cadastro
Como se inscrever no Cadastro Único
O CadÚnico é o principal sistema do governo onde as pessoas podem se inscrever para ter direito aos programas sociais. Para se inscrever é necessário possuir renda mensal de no máximo meio salário mínimo (R$660) por pessoa, ou no máximo três salários mínimos.
A inscrição nos programas sociais é feita por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu município. O titular da família deve apresentar os seus documentos pessoais de cada um dos integrantes da família, como CPF, comprovante de renda e residência atualizado.
Um dos programas mais procurados é o Bolsa Família, que atende mais de 21 milhões de cidadãos vulneráveis pagando R$600 mensais, além de outros benefícios adicionais que podem dobrar a quantia mínima.
No mês de setembro, o Bolsa Família já realizou uma semana inteira de pagamentos, e realizará a segunda remessa na próxima semana.
Os pagamentos para a próxima semana iniciam dia 25 de setembro e finalizam dia 29. As datas dos pagamentos são repassados conforme o número final do NIS, se você já é benenficiário, aproveite para cosnultar o seu conferindo o calendário abaixo:
- NIS de final 2 – saque disponível em 19 de setembro (pago)
- NIS de final 3 – saque disponível em 20 de setembro (pago)
- NIS de final 4 – saque disponível em 21 de setembro (pago)
- NIS de final 5 – saque disponível em 22 de setembro (pago)
- NIS de final 6 – saque disponível em 25 de setembro
- NIS de final 7 – saque disponível em 26 de setembro
- NIS de final 8 – saque disponível em 27 de setembro
- NIS de final 9 – saque disponível em 28 de setembro
- NIS de final 0 – saque disponível em 29 de setembro
Saiba mais: Está inscrito no CadÚnico? Você pode ganhar PRESENTE do Governo Federal ainda HOJE (23)