DESCONTO no IPVA é confirmado para este grupo? Saiba mais!

Veja o passo-a-passo para obter desconto

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é pago todos os anos por proprietários de veículos. Embora esteja previsto na Constituição Federal, trata-se de uma taxa estadual. Isso significa que quem determina a alíquota do pagamento é o governo estadual. Além disso, a arrecadação do tributo vai para o cofre do estado. 

Assim, cada estado fica livre para cobrar seu IPVA. O pagamento não pode ser extinto, mas tem como obter o desconto em alguns lugares. Um desses estados é o Paraná que possui benefícios aos contribuintes com o desconto. Saiba como participar do programa Nota Paraná lendo esta matéria. 

desconto_ipva_para_este_grupo
Quem mora no estado do Paraná pode obter descontos no pagamento do IPVA, com o programa Nota Fiscal Paraná – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia1 / pronatec.pro.br

Nota Paraná faz contribuinte pagar menos IPVA

Antes de mais nada é importante dizer que é o Nota Paraná é um programa criado pelo governo estadual do Paraná, que permite que as pessoas consigam créditos ao informar o CPF quando vão fazer compras. Além de beneficiar a população, o Nota Paraná ajuda o Governo a evitar fraudes no pagamento de impostos.  Um de seus benefícios é a possibilidade de obter descontos no pagamento do IPVA. Dessa forma, para pagar uma taxa menor, é necessário se inscrever no programa.

Para fazer isso, é necessário acessar o site, através deste link: https://www.notaparana.pr.gov.br/. Assim, a pessoa precisa procurar a aba ‘cadastrar’ e seguir o passo-a-passo do site. Além do desconto, o contribuinte consegue participar de sorteios, que pagam prêmios em dinheiro. Ao se inscrever e emitir o CPF na nota, o inscrito ganha um cupom a cada R$ 200,00 em compras.

Assim, para obter o desconto no IPVA, o cidadão precisa seguir alguns pré-requisitos. Como já dito antes, é necessário que a pessoa esteja inscrita no Nota Paraná. Além disso, ela precisa ser a dona do veículo que receberá o desconto. Ou seja, não existe a possibilidade de transferência de créditos.

É importante dizer que o sistema é interligado com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Isso significa que não é necessário informar o número da placa do veículo. Caso ele não esteja no banco de dados do site ou do aplicativo Nota Paraná, a pessoa precisa fazer o cadastro pelo número de Whatssap: (44) 99122-1756.

Veja também: NOVO valor proposto para o salário mínimo a partir de 2023; quanto os brasileiros receberão?

Como reduzir o imposto pelo Nota Paraná

Dessa forma, para reduzir o imposto do Nota Paraná, a pessoa precisa entrar no site, pelo link mostrado antes. Depois, é importante fazer o login, informando o CPF e a senha. Por fim, basta acessar a aba ‘Minha Conta Corrente’ e procurar pela opção ‘Transferir Créditos para pagamento de IPVA’.

Assim, o cidadão do Paraná consegue obter descontos na hora de pagar o IPVA. A alternativa pode ser boa para aquelas pessoas que buscam uma maneira de economizar dinheiro, principalmente durante o final de ano, com as despesas extras.

Veja também: CUIDADO para não ser multado: lei do Insulfilm foi atualizada e já está valendo em todo o Brasil!