Veja como ter DESCONTO no IPVA do carro ou moto; passo a passo

IPVA está chegando para brasileiros e a preocupação aumenta. Descontos podem auxiliar muito neste momento.

O IPVA do próximo ano já está batendo na porta. Com isso, milhares de brasileiros estão preocupados com a chegada do boleto. Logo, a possibilidade de conseguir um desconto deixa a todos mais esperançosos com os menores pagamentos.

Sendo assim, vale compreender se é possível ter desconto nessa modalidade. Ainda existe a opção de conseguir isenção nos valores desta conta obrigatória para motoristas brasileiros.

Veja como ter DESCONTO no IPVA do carro ou moto; passo a passo
Saiba mais sobre os descontos para a próxima leva de pagamentos do IPVA – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

IPVA 2023

Todos os anos, diversos brasileiros devem pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e estima-se um aumento de cerca de 10% no ano que vem. Com isso, é interessante saber como ter descontos nas parcelas do imposto e como essa quantia é calculada.

O cálculo do IPVA é realizado em cada estado brasileiro e a quantia cobrada geralmente é uma média do preço do mercado no ano anterior. A cotação dos valores é efetuada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe).

Saiba mais: Novo CALENDÁRIO de PAGAMENTOS do IPVA em 2023; atente-se!

Como posso calcular meu IPVA?

Se o veículo que você possuir for zero km, o preço do imposto refere-se à nota fiscal. Mas em caso de ser um carro antigo e importado, calcula-se o valor a partir do desembaraço aduaneiro. Além disso, há a possibilidade de que seu automóvel não se enquadre nas tabelas de pagamento. Nesse caso, é preciso seguir os seguintes requisitos:

  • Automóveis de empresas concessionárias;
  • Automóveis de serviço público;
  • Automóveis de transporte coletivo;
  • Automóveis com mais de 15 anos de fabricação;
  • Automóveis terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas
  • Embarcações que tenham a potência do motor seja menores que 25 HP.

Ademais, não pagam os veículos que pertencem a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal, embaixadas, máquinas agrícolas e táxis de condutores profissionais autônomos.

Os boletos referentes aos pagamentos do IPVA são diferentes em cada estado, e alguns ainda não divulgaram como será feito. No Espírito Santo (ES) eles serão disponibilizados na internet, a partir de janeiro de 2023. É importante que o motorista fique atento, porque diferentemente do que acontecia antes, o boleto não mais será encaminhado para o endereço dos contribuintes.

Veículos isentos de pagamento

Você sabia que existem veículos que não pagam IPVA no Brasil? Algumas pessoas ainda não sabem sobre essa situação. Contudo, como uma forma de auxiliar os motoristas, os órgão de transito permitem essa isenção do imposto. Veja como funciona:

  • Carros com 10 anos de criação recebem isenções nos estados de Roraima, Rio Grande do Norte e Goiás.
  • Carros com 15 anos possuem isenção no Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba, Pará, Maranhão, Espírito Santos, Distrito Federal, Ceará, Bahia, Amazonas e Amapá.
  • Carros do Mato Grosso fazem parte da regra a partir de 18 anos.
  • Carros que possuem 20 anos não pagam a taxa no Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
  • Carros de Alagoas não pagam imposto a partir dos 23 anos.
  • Carros de Santa Catarina precisam ter 30 anos.
  • Minas Gerais e Pernambuco possuem isenção de maneira progressiva, ou seja, quanto mais antigo o carro, maior o desconto.

Veja também: Saiba tudo sobre o IPVA 2023: reajuste, isenção e descontos