DESCONTO de empréstimo Auxílio Brasil SEM TER solicitado? Entenda o que está acontecendo!

Saiba mais sobre os problemas que alguns usuários estão relatando no consignado do Auxílio Brasil!

Milhões de brasileiros solicitaram em outubro os empréstimos consignados do Auxílio Brasil. Essa novidade, porém, afetou alguns beneficiários de forma indireta, de acordo com relatos de quem recebe os benefícios. 

Confira, portanto, todos os detalhes sobre os descontos de empréstimos que estão acontecendo indevidamente. Entenda e saiba quais reclamações estão acontecendo neste momento no SAC da CAIXA e nas redes sociais. 

Desconto consignado Auxílio Brasil
Confira todos os detalhes sobre descontos indevidos do Auxílio Brasil (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Problemas com consignado do Auxílio Brasil 

Antes de mais nada, é importante lembrar que milhões de beneficiários já estão contando com os descontos em novembro porque fizeram o pedido em outubro. A saber, esse desconto é devido, de acordo com o que diz no contrato. 

Porém, algumas pessoas estão falando sobre problemas com o empréstimo consignado do Auxílio Brasil sem sequer ter solicitado o benefício. 

De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, existem beneficiários reclamando de descontos indevidos ou antecipados no extrato de novembro do benefício. 

Ou seja, muitos beneficiários terão o desconto entre os dias 17 e 30 deste mês – data de pagamento dos benefícios esse mês – mesmo sem ter solicitado. 

A saber, existem relatos de pessoas que pediram o crédito, mas queriam o desconto apenas em dezembro e que estavam com isso detalhado no contrato. 

Veja também: Benefícios do Auxílio Brasil começarão a receber menos por ESTE motivo; saiba se você se enquadra

Desconto no consignado do Auxílio Brasil sem ter pedido empréstimo

O problema mais grave neste momento está sendo por conta de pessoas que vão sofrer descontos sem sequer ter pedido o empréstimo. 

De acordo com a diretora da Rede Brasileira de Renda Básica, Paola de Carvalho, muitas reclamações estão surgindo sobre isso. Segundo a Folha de S. Paulo, muitas pessoas estão encontrando descontos de empréstimos no extrato do Auxílio Brasil de R$ 160 sem sequer terem solicitado o consignado. 

Muitos relatos também estão surgindo nas redes sociais. A saber, alguns usuários afirmam que viram no aplicativo Caixa Tem um contrato em processamento de empréstimos que sequer fizeram. É possível ver isso na opção de ‘Contratos’ do app. 

O problema é que, de acordo com clientes, o aplicativo avisa que é necessário aguardar 7 dias para fazer a suspensão de um contrato. 

O que fazer em caso de descontos indevidos do Auxílio Brasil

Por fim, é importante lembrar que, desde o início da liberação dos consignados, já surgiram muitas reclamações de crédito cancelado bem como demora na liberação dos valores. Outro problema que aconteceu é a cobrança de taxas extras, por exemplo. 

A dúvida é: o que fazer em caso de desconto indevido ou problema no consignado do Auxílio Brasil?

A diretora da Rede Brasileira de Renda Básica afirmou que está coletando relatos para que sejam tomadas decisões. 

Ainda assim, a recomendação de quem não quer esperar é adicionar a Defensoria Pública. Contudo, isso pode demorar entre 1 ano e 1 ano e meio para ressarcimento. 

Então o que fazer com problemas no consignado? Oficialmente, de acordo com a Folha, a recomendação é que os beneficiários procurem o canal de atendimento do Ministério da Cidadania pelo telefone 121. O cliente deve registrar sua reclamação oficialmente. 

Veja também: VITÓRIA: beneficiários do Auxílio Brasil poderão contar com novo crédito a partir desta data