Desativar a aproximação do cartão em menos de 30 segundos: saiba como!

Confira o passo a passo para desativar a aproximação do cartão. Leia!

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e necessidade de desburocratizar as relações, sejam elas quais forem, inclusive as relações bancárias, vários bancos digitais surgiram. Esses bancos trouxeram inovações e propostas as quais tinham, muitas vezes, como um de seus principais objetivos, facilitar a vida e o dia a dia das pessoas. Neste sentido, vários bancos apareceram com essas propostas, sendo o pioneiro deles o Nubank, uma das maiores fintechs que se voltam para o oferecimento de serviços financeiros que existem na América Latina.

No entanto, também há outros que podem ser citados, como é o caso, por exemplo, do Banco Inter, C6 Bank e mais. Assim, com as novas modalidades de interagir com os bancos digitais e fintechs, e de utilizar serviços financeiros, é preciso estar atento, por um outro lado, a problemas. Isso ocorre porque, como sempre existiu, há casos de golpes e de roubos envolvendo os cartões de crédito. Contudo, algo que pode facilitar a vida das pessoas, que é o pagamento por aproximação do cartão de crédito, pode deixar usuários preocupados.

Desativar a aproximação do cartão em menos de 30 segundos: saiba como!
Saiba mais sobre a desativação da função da aproximação do cartão / Imagem: Divulgação

Pagamento por aproximação do cartão

De modo geral, o pagamento por aproximação do cartão de crédito funciona de forma bem simples. Assim, basta apenas que o cliente aproxime o seu cartão da maquininha na hora de fazer algum pagamento e, em poucos segundos, a transação está feita. Dessa maneira, essa modalidade pode agilizar no momento de pagar pelas compras, especialmente se a pessoa estiver com pressa.

Além disso, vale a pena lembrar que esse modo de fazer pagamentos não exige que a pessoa insira a senha do cartão de crédito. O problema disso é que, em casos de roubo, o ladrão pode fazer uso do cartão até que o titular consiga entrar em contato com o banco alertando da situação.

Ainda, para quem é mais distraído, é necessário ficar atento ao valor que está sendo colocado na máquina e sempre conferir se é, de fato, o valor da compra, já que muitas pessoas podem pagar por aproximação e não conferir o preço que estão pagando. E, com isso, pode fazer uma transferência equivocada.

Um outro golpe que ganhou força, também, é o de passar uma maquininha ao lado da carteira de uma pessoa. Com isso, se a função da aproximação funcionar, a pessoa pode acabar fazendo transferências sem nem ao menos saber.

Veja também: ESTE banco oferece cartão de crédito SEM ANÁLISE; saiba como solicitar

Como desabilitar?

Portanto, a aproximação do cartão pode apresentar tanto benefícios quanto desvantagens. E, por conta disso, muitas pessoas podem que estão com o recurso ativado podem querer desativá-lo. Assim, o processo pode ser feito em pouco tempo por meio do aplicativo da Nubank.

O primeiro passo é ter o aplicativo no celular e estar logado na conta do cliente. Em seguida, a próxima etapa é abrir o aplicativo e tocar no ícone do perfil. Ele estará no canto superior e esquerdo da tela. Feito isso, o próximo passo é buscar a opção “Configurar cartão”. Quando encontrá-la, clique nela para continuar.

Logo no menu, desmarque as opções relativas às compras por aproximação do cartão (contactless). Depois, basta clicar em “Ok” e pronto, a função estará desabilitada. E, agora, para fazer compras com o cartão, será necessário inserir na maquininha e digitar a senha e confirmá-la.

Veja também: Você sabia que é possível fazer compras ACIMA do limite do cartão de crédito? Entenda como funciona a prática!