Deduza estes 6 GASTOS no Imposto de Renda e receba uma GRANDE restituição; saiba mais
Algumas despesas devem ser declaradas para que possam ser deduzidas pela Receita Federal. Confira a lista completa nesta matéria
O prazo para a entrega da declaração anual do Imposto de Renda está acabando. Muitos brasileiros já enviaram o documento para a Receita Federal, a fim de receber a restituição no primeiro lote. Enquanto isso, existem os contribuintes que deixaram para a última hora. Caso eles se enquadrem nos critérios, poderão receber a restituição. Porém, a Receita irá pagar nos próximos lotes.
De forma geral, despesas com saúde e educação podem ser deduzidas do Imposto de Renda. Mas existem outros gastos que entram na conta. Assim, a restituição do IR pode ser ainda maior. Vale salientar que, independentemente da dedução, o prazo para a entrega da declaração é 31 de maio.
Continue lendo esta matéria para conferir quais são as principais despesas dedutíveis do IR.

Lista reúne os gastos que podem ser deduzidos do Imposto de Renda
Dependentes
Os contribuintes podem deduzir os gastos com dependentes do Imposto de Renda. Neste caso, é necessário que eles tenham um CPF próprio. Além do mais, só pode ser constatada um CPF por declaração. A Receita Federal pode deduzir até R$ 2275,08 do IR. Para tal, é necessário incluir todos os gastos de pagamentos do dependente.
Saúde
Os gastos com saúde podem ser deduzidos do Imposto de Renda. Dessa vez, não há um limite. Vale salientar que a Receita Federal considera despesas com saúde: médicos, hospitais, planos de saúde, psicólogo, fisioterapeutas, terapia ocupacional, odontologia, aparelhos ortopédicos e próteses dentárias. Tais gastos se referem ao contribuinte, bem como aos seus dependentes.
Educação
No caso da educação, existe um limite de R$ 3.561,50 por CPF. Diversas despesas podem ser descontadas do Imposto de Renda. A Receita pode deduzir gastos do ensino infantil (creches e ensino fundamental), ensino médio, ensino superior (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado), e até mesmo educação profissional – ou seja, ensino técnico.
Veja também: Estados estão ‘devolvendo’ dinheiro para pessoas que fizerem ISSO ao fazer compras
Continue lendo para ver mais gastos
Previdência
Poucas pessoas sabem, mas a previdência privada ou complementar também entram para a lista de dedução do Imposto de Renda. Neste caso, os brasileiros podem contar com o desconto de até 12% do rendimento. Neste caso, é importante levar um ponto em consideração, o plano gerador de benefício livre (PGBL) é dedutível. Mas, a vida gerador de benefício livre (VGBL) não é.
Pensão alimentícia
A pensão também pode ser deduzida do IR, de acordo com a Receita Federal. Quem paga a pensão precisa declarar a despesa. Dessa forma, a Receita vai deduzir do IR. Além do mais, quem recebe o benefício deve declarar para a Receita Federal. O mesmo é válido para o contribuinte que recebe o pagamento para um dependente. A pessoa é obrigada a declarar a receita.
Doações incentivadas
Para a Receita Federal, doação incentivada acontece quando o contribuinte doa para algum projeto de interesse público, pré-aprovado pelo Governo Federal. Ou seja, as instituições liberadas pelo Governo podem fazer com que o contribuinte deduza o Imposto de Renda. Para tal, é necessário fazer doações às entidades. É importante ressaltar que a dedução só pode ocorrer se o contribuinte optar pela declaração completa.
Veja também: CORRA: prazo para adesão em IMPORTANTE programa de redução nas dívidas está ACABANDO