Declaração de Comparecimento ao Encceja: saiba como conseguir e abonar faltas no trabalho

Se você irá realizar o Encceja 2022 e precisaria trabalhar no dia, não se esqueça de levar consigo a Declaração de Comparecimento ao Encceja. Saiba mais sobre.

Você irá realizar a prova do Encceja 2022? Saiba que é possível comprovar a sua presença no exame por meio da  Declaração de Comparecimento do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A apresentação deste documento oficial no trabalho serve para comprovar que estava realizando o Encceja, funcionando como um atestado da prova.

Dessa forma, você pode justificar a sua falta ao empregador e não perderá o seu dia de trabalho. Inclusive, essa ausência do ambiente de trabalho para prova ou concurso público é um direito do trabalhador, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Quer saber como obter sua Declaração? Confira a seguir.

Levar a Declaração de Comparecimento ao Encceja é necessário para quem deseja abonar faltas no trabalho. (Créditos: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Declaração de Comparecimento do Encceja

Todo trabalhador tem o direito de se ausentar do emprego por até oito horas, consecutivas ou não, por mês, para concurso público ou prova educacional. Essas horas estão disponíveis a cada 30 dias, de forma não acumulável. Dessa forma, quem irá realizar o Encceja 2022 e estão escalados para trabalhar no dia do exame podem justificar a sua falta por meio da Declaração de Comparecimento. 

Ainda, o próprio participante deve levar a Declaração de Comparecimento do Encceja impressa, pois o Inep não fornece o documento aos candidatos. Sendo assim, antes de entrar na sala, é preciso apresentar a Declaração ao aplicador da prova. O aplicador assinará a Declaração e, em seguida, ela deve ser guardada no envelope de porta-objetos. 

A saber, como o Encceja é aplicado tanto no período da tarde quanto no da manhã, cada declaração é válida para um período. Assim, se você precisa comprovar ausência no trabalho em ambos os períodos, leve dois documentos impressos. 

Como imprimir a Declaração?

Realize o seguinte passo-a passo:

  1. Acesse a Página do Participante (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante).
  2. Realize o seu login pelo portal Gov.br.
  3. Clique em “Declaração de Comparecimento”.
  4. Após isso, clique em “Imprimir”